Estamos vivendo um momento delicado da nossa história e precisamos tomar medidas preventivas para que o COVID-19 não se espalhe cada vez mais. A ordem geral dos governantes é: fique em casa em quarentena. Sim, precisamos readaptar a nossa rotina. Para manter o corpo saudável já sabemos o que fazer: uma boa alimentação, atividades físicas e pegar sol da maneira que for possível. Mas... E a nossa mente? As consequências do isolamento social para nossa saúde mental não podem ser ignoradas!

Cuidar do corpo e da mente é essencial para manter o equilíbrio durante o isolamento social. Aprender a lidar com o estresse e a ansiedade é fundamental para que os efeitos negativos da quarentena não se tornem duradouros e, principalmente, para fortalecer nosso sistema imunológico.


Então como podemos começar a fazer isso hoje mesmo? Veja 5 dicas a seguir!

  • Foque em coisas que sejam interessantes para você. Sabe aquela pilha de livros que você tem para ler? Comece agora!
  • Esteja disponível para os seus filhos e idosos (que provavelmente estão com mais medo do que você). Pensar e cuidar de outras pessoas também é uma forma de aumentar seus níveis de endorfina, o hormônio da alegria.
  • Tenha uma rotina. Isso dá ao cérebro a sensação de controle e acalma a ansiedade do momento instável
  • Evite assistir aos noticiários frequentemente. Assista o necessário para se manter atualizado(a) sobre a situação. O foco negativo da mídia pode aumentar a ansiedade e o stress.
  • Faça exercícios de meditação e Mindfulness para se manter no momento presente.

Dica especial para lidar com a ansiedade crianças

Se você tem crianças dentro de casa, é preciso dar uma atenção especial à saúde mental dos pequenos.

É muito importante promover uma rotina para as crianças também. Informe sobre os acontecimentos através de desenhos e vídeos, da maneira mais lúdica possível. Elas precisam estar informadas de maneira que não aumentem o problema. Principalmente, esteja atento, e se necessário busque a ajuda de um profissional online para auxiliar nesse momento.

Por fim, mantenha sua mente ocupada com coisas boas. É uma ótima oportunidade para fazer as coisas que sempre quis, mas nunca teve tempo, como reorganizar a casa ou terminar aquele projeto engavetado. E acima de tudo, viva um dia de cada vez.

Conta pra gente o que você achou das dicas!

Fontes: 

Thelancet.com
Center for Disease Control and Prevention
SAMHSA – Substance Abuse and Mental Health Services Administration

Compartilhar: