O Perdão e a habilidade de perdoar verdadeiramente tem um papel muito importante na nossa saúde física e mental.

Quem não perdoa, carrega um fardo. É reviver o sentimento ruim toda vez que a situação passa pela nossa cabeça e isso, além de ser pesado, prejudica nossa saúde. Deixar mágoas do passado no passado é uma atitude de amor com você mesmo.

Luiz Fernando Sella, médico e autor do livro “Os 7 Inimigos do coração”, revela que recomenda à seus pacientes que “para manter um coração saudável, é preciso também praticar a gratidão e a generosidade. Se pudesse, muitas vezes, prescreveria o perdão e não remédios. ”

Além disso, o perdão tem o poder de melhorar a qualidade do sono, a raiva e depressão.

E como você pode fazer para perdoar alguém?

Treinando sua empatia. Eu sei que pode ser difícil, mas tente se colocar no lugar da pessoa. Por que ela fez o que fez?

Você vai perceber que TODA intenção é positiva. Claro, que em alguns casos esse é um exercício que pode parecer impossível mas faça por você, principalmente.

Tentar entender que toda a ação tem uma intenção boa, nem que seja só para a pessoa, nos ajuda enxergar que o objetivo principal nunca foi machucar a gente. Ninguém faz algo sem ver um benefício ali, mesmo que isso acabe tendo efeitos colaterais para as pessoas que mais amam.

Tente lembrar que se existe mágoa é porque em algum momento também existiu carinho. Relembre os bons sentimentos e seja grato por tudo que passou com a pessoa.

É muito importante lembrar que perdoar não é simplesmente apagar sua memória e, muito menos, a obrigação de conviver com alguém que te prejudicou. Lembre-se da velha máxima: “Se errou uma vez é culpa da pessoa, se errou duas é culpa sua”.

Perdoar tem a ver com deixar a carga emocional da lembrança para trás - ficar mais leve- e não com esquecer o aprendizado.

E você, quem você vai perdoar hoje?? Costuma perdoar fácil ou guarda ranço por muito tempo?

Compartilhar: