A definição de Esperança no dicionário é “confiar que algo bom vai acontecer”.

O momento atual pode ser muito assustador, mas já podemos ver que diversos países na Europa, como Portugal e Espanha, estão abrindo o isolamento e tendo bons resultados. Isso é um grande motivo para nos mantermos fortes e certos de que a situação, em breve, vai melhorar por aqui também.

Além dos indícios de que as coisas vão melhorar, precisamos entender que ter um mindset positivo também nos ajuda a superar os momentos mais complicados da nossa jornada. Por isso, leia os 5 motivos a seguir e entenda como a Esperança é essencial na vida e em todo processo de cura:

1 - Sem ela, nós nos fechamos

Sem conseguir enxergar a possibilidade de dias melhores, simplesmente desperdiçamos a nossa energia. Esse é o espaço que, muitas vezes, pode levar a um real afastamento da vida, das pessoas e das possibilidades maravilhosas que o futuro guarda pra gente.

2 - Ajuda a controlar o caos interno

Você já reparou como a mente tem a incrível habilidade de ir para os piores cenários possíveis quando estamos em uma situação de estresse e medo? Isso acontece porque temos a sensação de que estamos perdendo o controle e essa é a resposta imediata do cérebro para nos manter no lugar em que conhecemos.

A boa notícia é que podemos ter o controle da nossa mente e dos nossos pensamentos! E a esperança é o antídoto perfeito para essa situação.

A velha luz no fim do túnel, ajuda a acalmar todas as preocupações que aparecem por causa do medo.

3 - Pela nossa saúde física e mental

Você sabia que uma mudança na forma como você enxerga determinada situação pode mudar a química do seu cérebro?

De acordo com o site da Associação Americana de Psicologia “a esperança está associada a muitos aspectos positivos, incluindo o aumento da felicidade, melhores resultados acadêmicos e até riscos mais baixos de falecimento”.

Se você cultiva pensamentos positivos, incluindo a esperança, vai se sentir melhor em todos os sentidos.  

4 - Pelas pessoas que amamos

A Esperança é um grande poder de Inspiração. Ela é contagiante e promove conexões. A partir do momento que você começa a praticar esse sentimento, passa a enxergar as coisas com outros olhos.

E essa visão, pode ser extremamente útil para as pessoas que não estão conseguindo ver uma saída no momento.

5 - É uma grande Fonte de Superação

No final do dia, ter Esperança é uma escolha. Em qualquer situação da sua vida você tem o poder de escolher se vai se manter parado, ou se vai respirar fundo, olhar pra cima e continuar.

Toda vez que temos que enfrentar alguma situação difícil, o sentimento de que dias melhores virão é o que nos faz levantar e ir pra luta. A habilidade de calar o medo e ver a luz no fim do túnel é o que muitas vezes nos faz ultrapassar as piores dificuldades. Esse é o poder da Esperança.

E é esse o sentimento que, muitas vezes, nos impulsiona a continuar e fazer o que precisa ser feito para uma mudança real.

Por isso, não espere mais para praticar, tenha sempre em mente que dias melhores virão e eles, naturalmente, virão.

Tudo passa!

E para você? O que te dá esperança hoje?

Compartilhar: