O começo do quinto mês do ano chegou e, com ele, uma das datas comemorativas mais marcantes do calendário: O Dia das Mães.

A data é geralmente recebida como uma celebração. Mas não para todo mundo.

Para mães (e pais) que se despediram de seus filhos e para filhos que se despediram de suas mães, a aproximação do dia 9 de maio pode ser um gatilho para emoções intensas, especialmente agora.

Para pessoas que vivem o Luto, pode ser muito difícil lidar com toda a informação e a aproximação da data. Afinal, as redes sociais ficam cheias de fotos em família e os anúncios de presentes e promoções especiais.

É, natural, que diante disso, pessoas que vivem o Luto experienciem uma grande variedade de sentimentos que variam desde à raiva, tristeza e culpa.

No segundo ano consecutivo em que vivemos a pandemia, talvez a data tenha adquirido um tom muito mais significativo. E, pensando nisso, separamos algumas ideias para ressignificar a forma como vivemos o Dia das Mães.

A Celebração das Memórias nas Datas Comemorativas

O Dia das Mãe é sobre o Amor.

Em tempos de Crise, entendemos que é preciso transformar a forma como vivemos, e isso também pode incluir as Datas Comemorativas.

Transformar o Dia das Mães em uma oportunidade de Celebrar a Memória de quem você ama é uma das maneiras de fazer isso.

A seguir algumas ideias do que você pode fazer sozinho ou na companhia da sua rede de suporte:

  • Conte história e compartilhe memórias
  • Cozinhe as receitas favoritas da pessoa que você ama
  • Escreva uma carta
  • Caminhe até o lugar favorito de quem você ama
  • Participe de um grupo de Apoio no dia

Além disso, o Horizontes preparou a edição especial do Mural da Saudade de Dia das Mães, feita especialmente para celebrar a memória do amor incondicional entre mães e filhos.

E você pode participar, é só enviar uma mensagem para (37) 99139-0013.

É importante ressaltar que não existe uma maneira certa e errada de comemorar o Dia das Mães sem alguém que amamos, principalmente quando falamos do Luto.

No entanto, esperamos que as sugestões acima possam ser uma forma de ajudar você a lidar com a data comemorativa que se aproxima e que possam ser, principalmente, uma forma de transformar a dor da saudade, para que não doa tanto.

O Amor é um vínculo eterno e o Cuidado em sua forma mais pura: ele atravessa distâncias, o tempo e a morte.

Se você vive o Luto hoje e sente que precisa de apoio, envie uma mensagem para o Horizontes e siga no Instagram @horizontes_cuidar

Nós estamos pensando em você.


Fontes:

https://victimsupportservices.org/honoring-the-joy-and-grief-of-mothers-day/

Compartilhar: