Não há nada que defina melhor as dificuldades que vivemos hoje como “Isolamento”. E não há nada que tenha nos ajudado tanto a lidar com a solidão e sensação de solidão como a internet.

Com a ajuda da internet, as novas gerações conseguiram encontrar formas de se readaptar, trabalhar, encontrar variedade e para superar – pelo menos um pouco – o momento atual.

No entanto, sabemos que grande parte de pessoas mais velhas não tem a facilidade que as gerações mais jovens para se adaptar às novas tecnologias. Nesses casos, as restrições da pandemia foram sentidas de forma muito diferente pelos idosos.

Se sentir solitário é algo muito ruim, ainda mais quando não temos para onde ir e nem como conhecer novas pessoas. Além disso, ficar isolado também pode ser um gatilho para a depressão.

Por isso agora, mais do que nunca, é o momento de estar presente e cuidar das pessoas mais velhas que contribuíram tanto para que nos tornássemos quem somos hoje.

Pensando nisso, separamos a seguir 3 dicas de como podemos melhorar a qualidade de Vida de quem sempre cuidou de nós:

1. Senso de propósito

Lutar contra a tristeza e o isolamento pode ser muito mais difícil para as pessoas que perderam o senso de propósito na vida.

Para manter a solidão afastada, incentive o idoso a se dedicar a um hobby, como tricô ou jardinagem. Você também pode convencê-los a experimentar atividades de passatempo social, como cartas ou ioga.

2. Mantenha-os fisicamente ativos

Pesquisas descobriram que a atividade física pode salvar a vida de pessoas que estão envelhecendo. Exercícios suaves como caminhar, subir escadas e treinos adequados à idade podem ajudar um idoso a manter uma boa forma física, mental e emocional.

Existem diversos exercícios que podem ser feitos em casa ou com a ajuda de um profissional especializado.

3. Mostre a eles que são Amados

Estar Presente é uma forma de mostrar aos idosos que você os ama e precisa deles, ouvi-los e abraçá-los também é uma forma de cuidado que contribui para o autovalor deles.

Expressões de amor são especialmente importantes para idosos viúvos que precisam de mais apoio e afeto para lidar com o luto.

É muito importante construir uma rede de relacionamentos reais e presentes na vida dele, mesmo que à distância.

Precisamos Falar Sobre a Depressão em Idosos

A Depressão não é apenas tristeza, ela é uma doença comum ao redor do mundo. E idosos também podem ser vulneráveis a ela, especialmente agora.

Mais de 264 milhões de pessoas, de todas as idades, sofrem com a Depressão. De acordo com a OMS, “a depressão é diferente das flutuações normais de humor e das respostas emocionais de curta duração aos desafios da vida cotidiana. Principalmente quando de longa duração e intensidade moderada ou grave, a depressão pode se tornar um problema de saúde sério.”

Alguns sintomas da Depressão podem incluir falta de interesse, dificuldade para realizar atividades diárias, distúrbios do sono, falta de apetite e muitos outros.

No entanto, de acordo com a Mayo Clinic, os sintomas podem ser menos óbvios em indivíduos mais idosos, como é o caso de:

  • Dificuldades de memória ou mudanças de personalidade
  • Dores físicas
  • Fadiga e perda de apetite
  • Autoisolamento

Se você conhece um idoso que vive isso hoje, é imprescindível procurar um Profissional especializado para realizar o diagnóstico e tratamento adequados.

Se você já é Cliente Cuidar, acesse o Guia de Benefícios com descontos exclusivos à Psicólogos e outros especialista.

Saúde Mental também é Qualidade de Vida.

Para mais conteúdos interessantes, siga a Cuidar Assistência:

Instagram 

Facebook

Para mais informações sobre a Depressão em Idoso acesse o site:  https://www.indicedesaude.com/depressao-idoso/

 

Fontes:

https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/depression/symptoms-causes/syc-20356007

https://www.who.int/en/news-room/fact-sheets/detail/depression

https://dailycaring.com/10-ways-to-help-seniors-deal-with-isolation-and-depression/

https://g1.globo.com/bemestar/noticia/2018/11/22/depressao-em-idosos-quais-os-sinais.ghtml

 https://en.psychologyinstructor.com/how-to-help-an-elderly-person-who-is-sad/

Compartilhar: