É muito difícil saber quando alguém que amamos está pensando em suicídio e algumas perguntas são difíceis de responder.

Apesar disso, permanecer em silêncio não é a reposta e saber alguns fatos e mitos sobre o suicídio pode nos ajudar a intervir e fazer a diferença.

Hoje, vamos acabar com 6 mitos relacionados ao suicídio para que possamos ajudar quem amamos compartilhando o apoio que precisam.

Veja a seguir:

Mito 1: A maioria dos suicídios acontece sem aviso.

A maioria dos suicídios é precedida por sinais de alerta verbais ou comportamentais. Alguns suicídios ocorrem sem nenhum aviso óbvio, mas é importante entender quais são os sinais de aviso e ficar atento a eles.

Mito 2: Alguém que parece ter a vida “em ordem” não pensa em suicídio.

Por fora, alguém pode parecer ter tudo: um ótimo emprego, uma vida saudável e ativa, uma família “feliz”. Olhamos de fora e podemos pensar que a vida é maravilhosa.

No entanto, nunca sabemos o que acontece dentro de alguém. Por isso, cultivar conversas honestas e perguntar é sempre o primeiro passo.

Mito 3: Uma pessoa que fala em tentativa de suicídio raramente segue adiante. Ela provavelmente está apenas tentando chamar a atenção.

Dois terços das pessoas falaram sobre suas intenções antes de tentar o suicídio. Eles não querem para chamar a atenção, eles estão pedindo ajuda.

Todas as declarações suicidas devem levantar bandeiras vermelhas, mesmo que a pessoa faça piada sobre isso. Se alguém que você conhece mencionou o desejo de morrer por suicídio, leve a sério e aja imediatamente.

Mito 4: O suicídio só acontece com pessoas que tem muito tempo nas mãos.

O suicídio ocorre em todas as faixas etárias, econômicas, sociais e étnicas.

Mito 5: Quem viveu o suicídio de um Familiar nunca vai pensar em fazer o mesmo.

Os membros sobreviventes da família não só sofrem o trauma de perder um ente querido para o suicídio, mas também podem estar em maior risco de suicídio e problemas emocionais.


Infelizmente, o tema ainda é envolvido em muitos estigmas generalizados associado e, como resultado, muitas pessoas têm medo de falar sobre ele. É sempre importante lembrar que falar em suicídio na nossa esfera familiar e comunidade não só reduz o preconceito, como pode ajudar a diminuir a ansiedade, abrir a comunicação e diminuir o risco de um ato impulsivo.

Em grande parte das vezes, o que as pessoas querem é se conectar com alguém, sentir que são ouvidas, respeitadas e acolhidas.

Falar é o primeiro passo para prevenir.


Site Oficial da Campanha do Setembro Amarelo.

Site Oficial do CVV (Centro de Valorização da Vida).

Siga a Cuidar Assistência nas Redes:

Facebook

Instagram


Fontes:

https://suicideprevention.eku.edu/suicide-myths-and-facts

https://www.mindwise.org/resources/suicide-myths-vs-facts/

https://www.beyondblue.org.au/the-facts/suicide-prevention/myths-and-facts

Compartilhar: