Pode ser desafiador saber exatamente o que dizer e como ajudar uma pessoa que está em Luto. No entanto, se você chegou aqui, provavelmente sabe que não existe nada que nos impeça de tentar ajudar aqueles que amamos.

Veja a seguir 5 dicas que separamos para você ajudar um amigo, parente ou companheiro(a) que vive o Luto hoje.

1) Pesquise sobre o Processo de Luto

O Luto é um processo intenso, transformador e único. Se você já passou por ele talvez se lembre de viver dias confusos e muito dolorosos. É comum que, além da tristeza e da saudade, o processo tenha diversos efeitos na mente e no corpo.

Por isso, ao passo que a pessoa que você está procurando ajudar vive um turbilhão de emoções, é importante entender um pouco do que está acontecendo. Afinal, quanto mais entendemos sobre um assunto, mais fácil é encontrar ferramentas para lidar com ele.

Você pode encontrar mais sobre os tipos de Luto e o processo que envolve perdas e lutos aqui.

2) Não tenha medo de falar sobre quem faleceu

Muitas vezes, temos a impressão de que comentar sobre quem faleceu vai deixar ainda mais triste quem viveu a perda. Isso não é necessariamente verdade, muitos enlutados querem falar e pensam muito sobre a pessoa que partiu.

Por isso pergunte sobre as memórias, os livros preferidos, músicas e talentos. além de ser uma forma de ajudar o enlutado a colocar em palavras os sentimentos, também ajuda muito no Processo de Cura.

3) Não tente consertar ou muito menos diminuir a dor das perdas

O luto não é um problema que precisa ser consertado. Um amigo enlutado precisa apoio, não de críticas ou conserto.

Emoções foram feitas para serem sentidas, em todas as suas formas.

É preciso lembrar sempre que, por mais que a gente queira ver quem gosta sorrindo e feliz o mais rápido possível, o Luto não pode ser remediado por nada além de tempo, apoio e empatia.

4) Esteja presente

Essa talvez seja a dica mais simples e, ao mesmo tempo, mais complexa de todas que estão na lista. Isso porque, por incrível que pareça, uma das maiores dores de pessoas que estão em luto é o fato de amigos e familiares se afastarem durante o processo.

Isso acontece porque, para alguns, a morte de alguém é um grande chamado da vida para encarar a ideia da própria finitude, o que gera muitos medos e inseguranças. No entanto, para outros, o medo de dizer algo errado ou indelicado é o que afasta. Muitos preferem ficar em silêncio a perguntar para os enlutados o que podem fazer para ajudar.

Como consequência, é comum que pessoas que vivem o Luto se sintam cada vez mais solitárias quando, em grande parte das vezes, só é preciso alguém que as escute e ofereça um abraço.

Por isso, se você leu este artigo, provavelmente não faz parte de nenhum dos grupos acima. Afinal de contas, não é à toa que você chegou aqui.

Só pelo fato de ter pesquisado sobre o assunto, já é um grande sinal do quanto você se importa e se afastar não é uma opção.

5) Apoio em todas as formas

É importante lembrar que nem sempre conseguimos ou temos ferramentas para lidar com todas as formas de Luto. Existem grupos de apoio ao Luto gratuitos como o Horizontes e psicólogos especializados no assunto disponíveis para ajudar pessoas que estão passando por essa fase.


Se você sente que seu amigo/amiga precisa de suporte extra, entre em contato com a gente pelo Instagram @Horizontes_cuidar

Compartilhar: