Cuidar de si mesma para muitas mulheres pode ser um desafio, devido à dificuldade de ajustar a rotina a uma jornada de trabalho que, para muitas mulheres, acaba sendo dupla dentro e fora do lar. A rotina estressante, difícil e cansativa cria um cenário propício para o esquecimento de si e da sua própria saúde.

Para piorar ainda mais esse cenário, vivemos dias difíceis onde a desigualdade e violência contra as mulheres são indicies em crescimento no mundo todo devido ao isolamento e ao fato de comporem a maior parte do mercado de trabalhadores informais.

Além disso grande parte dos trabalhadores de saúde são mulheres, no Brasil 85% do corpo de enfermagem é do sexo feminino, esse fator expõe ainda mais as mulheres aos sentimentos de medo e insegurança, além de maior risco de infecção por COVID-19, estresse, aumento do trabalho e esgotamento físico e mental.

Por isso nós elencamos algumas dicas para o autocuidado diário e para auxiliar na manutenção de sua saúde física e mental:

  1. Não aceite menos do você merece
  2. Não deixe a sua felicidade depender dos outros
  3. Não se culpe por coisas que não estão no seu controle
  4. Seja mais paciente com você mesma
  5. Faça coisas que você gosta
  6. Tire um tempo para você

Não tem nenhum problema colocar a sua saúde em primeiro lugar!


E lembre-se faz parte do cuidado a saúde, a realização de consultas regulares ao médico para realização de exames e acompanhamento da sua saúde.

Compartilhar: