Quando alguém morre, por mais que seja esperado, tira a gente da nossa rotina e nos lembra da brevidade da vida. Isso pode ser assustador e fazer com que a gente, mesmo que você não tenha laços com o falecido, tenha que enfrentar muitas questões pessoais internas.

O ponto é que quando alguém falece precisamos saber a melhor maneira de lidar com as pessoas que mais estão sentindo a dor da perda. Um dos maiores medos durante os rituais de despedida é falar ou fazer algo errado que possa ofender alguém.

A última coisa que a gente quer é transformar um momento difícil em algo mais desagradável.

A coisa certa a dizer nem sempre vem naturalmente, principalmente quando o momento faz a gente encarar nosso próprio medo da morte. Isso pode fazer com que a gente se expresse de um jeito não muito agradável, ou fique tão nervoso que piore de vez a situação.

A intenção é sempre boa mas o resultado pode ser catastrófico.  

Você quer saber a melhor maneira de apoiar uma pessoa que acabou de perder alguém?

Veremos a seguir algumas atitudes e comentários que você deve evitar, de acordo com pessoas que passaram pelo processo de luto, que causam mais indignação do que conforto.

Atenção! Se você já falou qualquer uma das frases abaixo, não se sinta mal. Ressaltamos que o intuito é sempre positivo e que todo mundo já esteve nesse lugar, já fez ou falou algo descrito abaixo.

1) “Eu entendo como você se sente”

Esse momento não é sobre você. Não racionalize ou tente explicar a perda de maneira lógica.

É comum as pessoas tentarem consolar outras compartilhando historias sobre perdas pessoais. Talvez você entenda de verdade como a pessoa se sente, mas esse comentário não conforta nem um pouco.

Outros, em uma tentativa furada de driblar o próprio medo da morte tentam justificar a todo custo a forma que a pessoa partiu, principalmente se foi de forma inesperada. A perda de alguém nunca pode ser justificada para quem fica - e isso inclui qualquer forma de julgamento.

Substitua por: “Eu não faço ideia do que você esta sentindo e estou aqui caso queira falar sobre isso”

2) “Pelo menos…”

Não tente fazer com que a pessoa enlutada olhe para o lado positivo da situação.

Durante o Luto não existe lado positivo. Perder alguém é devastador e não existe “pelo menos” no mundo que faça a dor daquele momento diminuir. De maneira nenhuma tente consertar a perda, validar os sentimentos de alguém que esta lidando com a morte de alguém querido é a melhor atitude a se tomar no momento.

Substitua por: “Eu queria saber exatamente o que dizer nesse momento”

3) “Já passou!”

Não existe limite de tempo para o Luto.

Deixe que sintam a dor que precisam sentir pelo tempo que precisarem. As pessoas enlutadas precisam saber que estão em um lugar de aceitação e conforto no qual podem se expressar e fazer o que precisarem para se curar.

Não diga o que devem fazer e como devem enfrentar a própria dor. Simplesmente esteja lá.

Substitua por: “Está tudo bem sentir, não importa o que seja”

Por fim, um simples abraço e o bom e velho “Sinto muito” podem ser a forma mais honesta de expressar a sua compaixão. Se mostrar disponível emocionalmente e fisicamente também é algo que, geralmente, ajuda muito as pessoas para o processo de luto.

Se você já entendeu o que não deve ser dito mas ainda não sabe como agir na situação já falamos nesse artigo aqui sobre como você pode ajudar alguém que esta em luto durante a quarentena.

Queremos saber de você! Você também fica indeciso quanto ao que fazer quando precisa oferecer suporte? Conta pra gente nos comentários.  


Fontes:

https://www.nytimes.com/2019/02/14/smarter-living/what-to-say-and-what-not-to-say-to-someone-whos-grieving.html 

https://grief.com/10-best-worst-things-to-say-to-someone-in-grief/

Compartilhar: