Quando um membro da nossa família falece, todos ficam de Luto, e isso também inclui as crianças. Muitas vezes, por algum motivo, pensamos que as crianças não vão sentir tanto.  Acontece que tal suposição é um Mito e o Luto pode ser tão (ou mais) intenso, complexo e doloroso para crianças como é para os adultos. 

A maior parte de nós, experiencia o Luto pela primeira vez quando ainda e criança. A maneira com que lidamos e a forma que recebemos apoio pode definir como vamos enxergar as despedidas ao longo da vida.

Quando lidamos com os pequenos, precisamos treinar o nosso olhar para reconhecer as nuances do comportamento e, assim, oferecer o suporte adequado em um momento tão difícil.

Pensando nisso, separamos quatro mitos sobre o Luto infantil que precisam ser desmistificados para que o Luto seja vivido desde a infância da maneira mais saudável possível.

1 - Crianças até 3 anos não experienciam o Luto

Muitos adultos pensam que, como os bebês e crianças pequenas não entendem o que é luto, eles também terão pouco ou nenhum impacto de uma morte. Isso é um Mito.

Apesar de bebês e crianças pequenas ainda não terem a capacidade de linguagem para expressar como estão se sentindo, eles estão. Se a pessoa que faleceu era uma presença consistente na vida da criança, ela definitivamente terá sentimentos de perda.

Além disso, de acordo com o site Midland Care, “frequentemente, bebês e crianças pequenas experimentam ansiedade devido ao sofrimento que sentem dos adultos em suas vidas.” Assim, crianças até 3 anos precisam de explicações simples, diretas e verdadeiras sobre o que aconteceu.

Observação: É sempre importante ficar atento a idade da criança para ajudá-los a identificar as emoções.                               

2 - Não devem ir a funerais             

Essa é uma dúvida frequente de pais e responsáveis. Será que os pequenos devem comparecer ao funeral? A resposta é simples e complexa ao mesmo tempo e é preciso conversar com os pequenos sobre o assunto. Funerais fazem parte dos rituais de despedida da família e as crianças, na maior parte das vezes, devem ter o direito de comparecer caso queiram. Tudo isso, naturalmente, depende muito de cada circunstância.

Quando falar sobre o assunto com elas, seja muito claro e explica cada detalhe do que acontece na cerimônia.

3 - Evitar conversar sobre a Morte é uma forma de Protegê-los

A imaginação dos pequenos é muito poderosa. Por isso, quando evitamos “a” conversa podemos estar permitindo eu a imaginação deles crie possibilidades mais assustadoras do que a própria morte. É muito importa ser o mais sincero possível sobre o acontecimento e assegurá-los que o que aconteceu é um caso específico. Isso os dá segurança e evita que fiquem com medo de que o mesmo aconteça com outros familiares.

4 - Se uma criança não está triste, não está vivendo o Luto

Isso é um Mito que vale tanto para crianças como para Adultos. A forma como demonstramos nossos sentimentos e lidamos com ele é única e individual. Cada ser humano tem as suas próprias formas de elaborar o Luto.

Os sentimentos podem mudar muito rápido e, por não saber expressar e/ou nomear o que sentem, os pequenos podem apresentar mudanças de comportamento. Enquanto alguns se tornam mais introspectivos, outros podem apresentar mais explosões de raiva e rebeldia.

O que acontece é que quando alguém especial falece, os pequenos, por mais que possam parecer alheios a situação muitas vezes, sentem tanto quanto nós.

A boa notícia é que a resiliência dos pequenos também não pode ser subestimada: o tamanho não faz jus a coragem e força que eles guardam dentro deles.

Nós do Horizontes sabemos que se uma criança vive o Luto, provavelmente a pessoa responsável também o vive, o que torna a situação ainda mais delicada e dolorosa.

Por isso, se você precisar de apoio nesse momento entre em contato com a gente pelo telefone (37) 99139-0013. O Grupo Horizontes Kids e Adulto estão abertos para todos que precisarem de suporte na jornada de elaboração do Luto.

Você quer saber mais sobre o Luto Infantil?

Siga o @horizontes_cuidar no Instagram.

Compartilhar: