Para quem vive a jornada do Luto, dia 19 de junho é apenas mais um dia. Mais um dia para se levantar, mais um dia de altos e baixos e muita saudade. Para quem não vive, é uma oportunidade para conscientização, de fazer a diferença na vida daqueles que amamos.

Quase 500 mil vidas foram levadas embora no último ano. E, para os familiares e amigos de quem se foi, a dor brutal deixa um grande espaço vazio. No lugar dele surge o Luto, um momento único e individual de elaboração da perda.

De acordo com a Psicóloga Tainá Dutra de Faria, o Luto é “uma ruptura de vínculos de forma repentina” e o reflexo do amor e carinho que temos pela pessoa que partiu.

Por isso, ter uma data dedicada ao suporte e a conscientização nos ajuda a recordar que estar presente, mesmo à distância, é essencial para a jornada de todos.

É o dia para lembrar que uma mensagem de apoio faz toda a diferença.

Por isso, separamos três aspectos importantes para tornar a Jornada do Luto menos dolorosa e que podem ser retirados hoje e sempre:

Conscientização

A Morte é um tema que sempre envolveu muitos tabus. Normalizar o luto e a conversa sobre um assunto que, para muitos, pode ser desconfortável, é essencial para que o apoio e a informação cheguem aos enlutados. Acreditamos que falar sobre a morte nos ajuda a compreender melhor a vida, aproveitar as pequenas coisas e desfrutar os momentos especiais com aqueles que amamos.

Apoio

Ter um espaço seguro para a expressão e troca durante o processo, ajuda os enlutados a elaborarem o Luto. A rede de suporte – tão essencial – pode ser formada por amigos, familiares, um profissional psicólogo e grupos de Apoio.

Se você vive isso hoje e tem vontade de expandir a sua rede de apoio, conheça a inciativa da Cuidar Assistência, o Horizontes - grupo gratuito de apoio à família enlutada. Para saber mais envie uma mensagem por aqui.

Memória

Diante da Pandemia e do Isolamento Social, tivemos que adaptar os nossos Rituais de Despedida. Os funerais, locais de encontro, suporte e celebração da memória, foram restringidos a parentes próximos, o que pode prejudicar uma parte importante do Processo de Luto.

Honrar a memória de quem amamos e reinventar os rituais hoje é imprescindível para a elaboração individual e para as comunidades como um todo.

Para conhecer o Memorial Cuidar, clique aqui.

A verdade é que ao longo dos últimos – quase – 18 meses, o Luto também se expressou no Perder: todos nós perdemos a Liberdade, o contato com amigos, as nuances da rotina e os sorrisos.

Não houve nada mais constante do que a despedida e o medo de não encontrar quem amamos de novo. E foram tantas saudades em tão pouco tempo.

E, em meio à tantas mudanças, o espaço vazio que fica no coração de quem teve que dizer adeus a quem ama, de uma forma que nunca imaginou.

O que podemos esperar do Dia Nacional do Luto é que essa lacuna que a falta deixou possa ser preenchida – pelo menos um pouquinho - com Apoio, Amor e Abraços.

E, por coincidência ou mesmo obra do destino, talvez não seja à toda que o Dia Nacional do Luto aconteça logo na entrada do inverno, a estação em que a escuridão da noite toma conta dos dias.

A realidade da natureza nos apresenta um momento que pede mais recolhimento, acolhimento e introspecção. E, o inverno traz com ele, o lembrete dos ciclos que acontecem dentro e fora de nós. Por fim, esperançosos de que novas flores um dia vão voltar a brotar.

Que volte a Florescer logo então.


Fontes:

https://amazonasnoticias.com.br/dia-nacional-do-luto-entendendo-como-lidar-com-a-perda/

https://www.opiniaocaete.com.br/dia-21-e-o-dia-nacional-do-luto/

Compartilhar: