Existem muitas teorias sobre as fases do Luto. Alguns dizem que ele é vivido em 5 etapas, outros dizem que são 7... Mas, afinal, quanto tempo dura o Luto?

Conhecemos muitos estudos que falam sobre as fases do Luto. Um dos mais conhecidos da área é o da Dra. Elisabeth Kübler-Ross, médica psiquiatra suíça e pioneira em pesquisas sobre a morte e cuidados paliativos. Em sua teoria sobre o Luto, ela define que existem cinco fases: Negação, Raiva, Barganha, Aceitação e Depressão.

Você provavelmente já ouvir falar. E, se você já conhecia esse estudo, provavelmente, já pensou durante o seu processo de luto:

“Ok... eu sinto que estou na última fase. Será que depois disso, a dor vai passar?”

Você já passou por isso?

Se sim, você também sabe que não é assim que geralmente acontece.

Isso porque o Luto é uma montanha russa de emoções. Não é incomum que as fases ocorram diversas vezes – nem sempre na ordem descrita pelos estúdios – durante dias, meses e até anos.

A ideia de que existem fases, algumas vezes, pode fazer com que os enlutados pensem que estão em um processo linear e controlado.

Quando, na verdade, é o oposto disso.

O que acontece, na verdade, acontece à medida que o tempo passa, é que a intensidade dos sentimentos pode diminuir. Tudo isso é proporcional ao processo de readaptação à uma nova realidade.

Mas prazo limite para viver o Luto...não existe.

E, da mesma forma que não existe uma forma correta de vive-lo, a experiência é única para cada indivíduo.

Por outro lado, existem alguns sinais de que o enlutado possa estar lidando com algumas dificuldades durante o processo, é o que podemos chamar de um tipo específico de Luto, o Luto Complicado:

De acordo, com o Dicionário de Medicina, o Luto Complicado é “uma resposta ao luto que inclui anseio incessante pela pessoa que faleceu, a perda completa de crenças ou visões de mundo positivas anteriores e uma incapacidade geral de atuar.”

Isso normalmente é acompanhado pelo aumento da intensidade dos sentimentos com o passar do tempo, – ao invés de diminuir – e pode trazer problemas para o dia a dia da pessoa que vive.

Acesse o artigo sobre o Luto Complicado aqui.

De qualquer forma, validar a dor e o tempo de cura de quem vive o processo, contribui para que, aos poucos, a nossa sociedade normalize o Luto como parte saudável da experiência humana.

E, em todos os casos, esperamos que você possa ter certeza de que a sua dor não é algo que precisa de conserto e que o maior objetivo da jornada é achar uma maneira de lidar com ela.

Você vive o Luto hoje e sente que precisa de apoio psicológico?

Entre em contato com o Horizontes WhatsApp por aqui.

Siga o Horizontes no Instagram

Compartilhar: