Crianças nos ajudam a enxergar que, mesmo nos momentos difíceis, a vida pode ser bonita, divertida e muito menos complicada do que imaginamos.

Dotadas de uma sabedoria inata, elas nos ensinam que tudo pode ser inesperado e que cabe a gente cultivar esse olhar honesto, curioso e leve sobre a vida.

Muitas vezes nos perguntamos como podem saber e nos ensinar tanto sobre o mundo.

Crianças não são otimistas nem pessimistas, não são más ou boas. Elas simplesmente são.

Como todos nós já fomos um dia.

Infelizmente, a medida em que crescemos, vamos abandonando a inocência e damos lugar as responsabilidades e todas as expectativas que envolvem o crescer.

Por isso, nada melhor do que a semana das crianças para homenagear a sabedoria dos pequenos, e relembrar as grandes lições de vida que aprendemos com eles todos os dias.

1. Acima de qualquer coisa: Divirta-se!

As crianças vivem no momento. Não importa o que aconteça, elas sempre encontram uma maneira de se divertir. Mesmo sozinhas, elas são a sua melhor companhia.

Elas nos ensinam a sorrir para o mundo e aproveitar as pequenas alegrias que encontramos pelo caminho.

2. Expresse-se com sinceridade

Quando nos tornamos adultos paramos de falar livremente. Temos medo de que nossas palavras sejam rejeitadas, de incomodar ou do que outras pessoas vão pensar de nós.

Se existe algo que define os pequenos é a sinceridade. Pode doer as vezes para quem esta do outro lado, mas ter uma pessoa capaz de dizer a verdade ao nosso lado, é melhor do que ter mil opiniões desonestas.

3. Seja você mesmo(a)

Além de sinceras, crianças são autênticas. Elas não tem medo de mostrar a própria personalidade, dançar em público, pular na chuva...e talvez por isso sejam tão leves.

Ouça o seu coração e aja de acordo com o que você é.

4. Cultive a Curiosidade

Quando perdemos nosso senso de curiosidade, é quase como se morrêssemos um pouco por dentro. Cultive a curiosidade em aprender coisas novas, descobrir novos lugares e inventar novos “porquês”.

A curiosidade nos leva à autorrealização e ao eterno aprendizado.

5. Observe as pequenas coisas

Crianças são ótimas em perceber os detalhes do cotidiano. Elas observam o movimento de um barquinho na água e o caminho que uma joaninha faz para chegar a uma flor.

E tem o poder de perceber coisas simples que, nós adultos, consideramos naturais, com um encantamento mágico que traz imensa alegria e profunda inspiração.

A vida com certeza é mais bonita quando notamos os pequenos milagres que nos cercam.

6. Experimente coisas novas.

As crianças não têm medo de fazer algo que nunca experimentaram antes, seja pular em trampolim, mergulhar em uma piscina ou esquiar montanha abaixo.

Mesmo que seja estranho e dê um frio na barriga, eles vão em frente e se arriscam, mesmo que isso seja estranho para eles.

Como adultos, temos medo do desconhecido também. A diferença é que, muitas vezes, ele já cresceu tanto que nos impede de tentar. Assim, ficamos abrigados em nossa zona de conforto e raramente nos aventuramos a sair.

Tudo que é novo guarda a oportunidade do autoconhecimento e a aventura nos desperta o espírito.

7. Cicatrizes são medalhas de honra.

Quando uma criança quebra um osso, todos que conhecem assinam o gesso. Se elas caem e se cortam, todo mundo quer ver a cicatriz. Elas, por sua vez, exibem com orgulho as marcas de um sobrevivente.

À medida que envelhecemos, passamos a esconder as nossas cicatrizes. Sejam elas físicas ou emocionais. E nossas feridas acabam se tornando nossos segredos.

O que antes nos fazia heróis, hoje nos faz sentir fracos.

O que as crianças sabem e podem nos ajudar a lembrar é que cicatrizes não são sinais de fraqueza. Ela é um sinal de força e sobrevivência, além de uma história para contar.

Crianças são um eterno lembrete do que é realmente importante durante a jornada e que permaneceu adormecido em nós.

A verdade é que, muitas vezes, passamos a vida toda tentando reencontrar a essência que nos acompanhava na infância e os pequenos tem a habilidade de nos ajudar a recordar que é possível viver com alegria, leveza e autenticidade. Afinal, já estivemos nesse lugar.

E isso deve ser celebrado todos os dias.

Fonte:

 https://exploringyourmind.com/12-things-can-learn-children/

Compartilhar: