Com o mês de novembro se aproximando, recebemos a Celebração do Dia de Finados. No entanto, o feriado nacional que celebra a vida e a memória daqueles que partiram, não acontece apenas no Brasil e ao redor de mundo podemos ver a importância da data nas mais diversas culturas.

O Dia dos Finados é uma data marcante para milhares de pessoas, especialmente no Brasil. Através de visitas ao cemitério, flores e preces demonstramos o nosso amor e afeto para amigos e familiares que já não estão presentes.

Além do Brasil, a data também é celebrada em diversos países. No México, a celebração, chamada de Dia dos Mortos, ficou conhecida ao redor do mundo através, principalmente, das suas cores. A comemoração, que costuma ter duração de dois ou três dias, é um dos feriados mais importantes do ano, para os mexicanos e descendentes, e a época em que os espíritos dos finados podem voltar para casa e visitar seus familiares.

Assim, eles honram a memórias através de altares com velas, flores, músicas, alimentos, entre outros, o que confere à festa a multiplicidade de cores que a fez tão popular no mundo inteiro.

Independente do país e da cultura, o Dia de Finados é sobretudo uma data de Celebração e Memória que honra a morte e os ciclos da vida com especial dedicação àqueles que partiram. É sobre manter viva as lembranças e o amor, mesmo que a saudade ainda esteja presente.

Afinal, honrar os nossos antepassados também é honrar as nossas origens e quem nos tornamos.

Em homenagem à data, a Cuidar Assistência promove o Musical da Saudade, um conjunto de apresentações musicais realizadas no dia dois de novembro.

Para saber mais sobre a programação, visite o perfil @cuidarassistencia no Instagram ou no Facebook para saber mais detalhes sobre as apresentações.


Fontes:

http://udreview.com/dia-de-los-muertos/

https://www.familysearch.org/pt/blog/dia-de-finados-atividades-para-honrar-nossos-antepassados

https://dayofthedead.holiday/

Compartilhar: