Após o mês de conscientização sobre o câncer de mama, é a vez de olharmos para a saúde masculina com o movimento que reafirma a importância do Autocuidado para a Prevenção do câncer de Próstata.

Todo início mês de novembro, vemos as nossas redes sociais terem a cor rosa tão características do outubro substituída pelo azul e - claro - muitos bigodes.

Ambos são símbolos da conscientização sobre o câncer de próstata, doença que atinge, anualmente, de 60 mil brasileiros são diagnosticados com o câncer de próstata. Assim, a campanha consiste em diversas medidas para minimizar o risco, entre elas, o compartilhamento de informações sobre a prevenção, tratamento e a importância do diagnóstico precoce.

Como iniciou o Novembro Azul?

A campanha surgiu em 2003, “quando dois amigos australianos decidiram deixar o bigode crescer para fazer alusão à saúde masculina”

O mês foi escolhido graças ao dia 17, já intitulado Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata. Dessa forma, além do mês de novembro, o bigode se tornou um símbolo mundial da luta pela saúde dos homens representado pela campanha Movember, que logo se tornou uma Fundação de apoio ao cuidado masculino.

De acordo com o site oficial da campanha fundação Movember, “Inspirados pela capacidade do bigode de gerar uma conversa, a tripulação decide levar as coisas para o próximo nível. Adam Garone se prepara para registrar o Movember e criar um site. Os fundos arrecadados vão para a Fundação do Câncer de Próstata da Austrália (PCFA). Na época, o primeiro cheque do Movember foi a maior doação individual que o PCFA já havia recebido.”

Assim, graças aos colegas, hoje, o mês de novembro é conhecido por seu evento anual que reúne milhares de homens e seus bigodes ao redor do mundo, para trazer à luz a conscientização sobre o câncer testicular, o câncer de próstata e o suicídio masculino.

A Importância da Diagnóstico Precoce

Os sintomas físicos do Câncer de Próstata só aparecem quando ele já está avançado, e da mesma forma que o Câncer de Mama, o diagnóstico tardio diminui as chances de cura.

Por isso, consultas regulares (pelo menos uma vez ao ano) ao médico a partir dos 50 anos são indispensáveis para garantir a vida saudável.

Um médico especializado de confiança tem todas as ferramentas para contribuir com a detecção precoce.

E, quando isso acontece, há uma probabilidade de cura de até 90%.

O Autocuidado salva vidas, mas, infelizmente, ainda é tabu entre muitos homens, por isso um dos pilares principais da campanha é fomentar a discussão e aceitação do tema.

Onde fazer o Exame?

Se você é Cliente Cuidar e ainda não conhece um profissional de confiança, acesse o Guia de Benefícios para conhecer os Parceiros Cuidar e encontre um profissional de confiança para fazer o exame.


Fontes: 

https://www.psicologo.com.br/blog/novembro-azul-tudo-sobre-o-movimento-e-a-saude-mental-masculina/

https://us.movember.com/about/foundation

https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/en/agencia-news/2184-news-agency/news/18373-blue-november-promotes-prevention-of-prostate-cancer

https://www.cancer.org/cancer/prostate-cancer/detection-diagnosis-staging/detection.html

https://en.wikipedia.org/wiki/Movember

Compartilhar: