A gente sabe que o luto é uma experiência extremamente emocional. Mas será que é possível que ele atinja a nossa vida além do pesar e da tristeza?

De acordo com pesquisas recentes, a nossa mente pode ser profundamente afetada, principalmente nos estágios iniciais do luto.

E por que isso acontece?

Quando começamos o processo de luto, a maior parte da nossa atenção mental é dirigida a ele. Por isso, não é à toa que a mente sinta esse impacto.

Assim, quando toda a energia que temos é direcionada para a aceitação de uma nova realidade, é normal que as respostas cognitivas fiquem lentas e confusas.

Muitas vezes, não entendemos o que está acontecendo e é comum tomar alguns sustos com mudanças de comportamento.

Se você vive isso hoje, saiba que é um processo normal na vida dos enlutado.

Veja alguns dos impactos que o Luto pode ter na mente abaixo:

Memória

A nossa memória pode ser profundamente impactada pelo próprio processo de Luto. Um estudo publicado recentemente trouxe à tona que enlutados tem a memória de curto prazo, aquela que nos permite reter novas informações durante um curto período, afetada.

Você pode ler o artigo completo sobre O Impacto do Luto na Memória aqui.

Concentração

De acordo com o site “The Grief Recovery Method”, “Se você experimentou uma perda emocional importante e significativa de qualquer tipo, há uma grande probabilidade de que sua capacidade de se concentrar nas atividades do dia-a-dia esteja severamente limitada. Você pode ter uma ideia, caminhe até a próxima sala para agir sobre ela e, quando chegar lá, perceba que não tem a menor ideia do que pretendia fazer. Esse é um fenômeno que ocorre normalmente.”

Organização e Planejamento

Organização e Planejamento estão muito conectados com a habilidade de concentração. Quando a segunda anda prejudicada, se torna difícil parar e fazer um plano. Além disso, com uma mudança interna tão significativa, é comum que os nossos objetivos mudem ou fiquem fora do lugar. Para construirmos um planejamento, precisamos de significado e isso leva tempo para ser reformulado.

Habilidade de Tomar Decisões

A nossa prioridade durante o Luto, é o Luto. Por isso, a última coisa que estamos pensando após partida de alguém que amamos é em tomar decisões. Assim, é normal se sentir perdido (a) durante a retomada da rotina. Afinal, a nossa energia não está ali.

Se você vive algum dos sintomas acima hoje, não se assuste. Isso quer dizer que o seu corpo está dizendo que você precisa de uma pausa e isso é natural.

Seja, acima de tudo, paciente e gentil com você durante o processo. Procure se cercar do suporte de amigos e família, de um grupo de apoio ou do seu terapeuta.

O luto é um processo doloroso para a mente e corpo. E o seu cérebro está fazendo o possível para ajudá-lo a se ajustar.

Atenção: As pesquisas não substituem o diagnóstico de um profissional qualificado. Se você vive algum dos efeitos acima hoje, é importante conversar com um médico ou psicólogo de confiança. Além do diagnóstico correto, eles podem ajudar você a lidar melhor com cada um dos sintomas.

Para conhecer mais sobre o Grupo de Apoio Horizontes envie uma mensagem no Instagram Horizontes ou ligue para (37) 3231-6700.


Fontes:

https://barbarafane.com/grief-symptoms-how-grief-affects-the-brain/

https://www.heart.org/en/news/2021/03/10/how-grief-rewires-the-brain-and-can-affect-health-and-what-to-do-about-it

https://www.griefrecoverymethod.com/blog/1994/02/grief-affects-concentration-emotional-jet-lag

Compartilhar: