Psicólogos conhecem a fundo ferramentas certeiras que nos ajudam a lidar com a angústia, o isolamento e outras milhares de questões que afetam o nosso dia a dia.

Mesmo assim, muitas pessoas ainda tem dúvida sobre quando procurar um profissional especializado.

As vantagens de ter aconselhamento profissional são inúmeras. Seja participar de um grupo de apoio durante o luto, ou lidar com a ansiedade e/ou depressão, receber o suporte de alguém que estudou a fundo a saúde mental nos ajuda a melhorar a nossa qualidade de vida, mesmo durante um problema que parece não ter solução à primeira vista.

Isso pode parecer óbvio para muitas pessoas, no entanto, na prática é comum senti certa hesitação sobre o momento certo de procurar um Psicólogo.

Pensando nisso, separamos alguns pontos importantes para você que tem dúvidas sobre o sobre o momento certo de procurar aconselhamento.

Veja a seguir alguns sinais de que um psicólogo pode ajudar você:

  • Tristeza persistente
  • Preferir ficar isolado
  • Perder o interesse por atividades que gostava antes
  • Desesperança
  • Tédio constante
  • Achar que é um problema para todos
  • Sentir isolamento constante
  • Apatia em relação a atividades que antes gostava

É importante notar que muitos desses sinais são naturais durante o início do processo de Luto, e que o diagnostico deve sempre ser feito por um profissional de saúde mental.

Se você sente que algum dos pontos acima está prejudicando o andamento da sua rotina ou que está se estendendo por um período além do que você esperava, talvez seja hora de procurar apoio.

Como saber se é a hora de procurar um psicólogo durante o Luto?

O Luto pode ser uma experiência extremamente solitária. A morte é uma parte inevitável da vida, mas isso não quer dizer que seja fácil lidar com ela.

A falta de apoio emocional pode levar ao isolamento, e isso tudo acontece ao mesmo tem em que é preciso lidar com o turbilhão de sentimentos que o próprio processo traz.

Por isso, nesse momento, ter apoio é essencial. No Horizontes você encontra suporte psicológico gratuito em grupo, tanto para crianças como para adultos.

Existe um Psicólogo para você

A vida é cheia de desafios. Alguns são mais fáceis de lidar, outros, extremamente cansativos e tem o poder de desestabilizar a nossa rotina. E a verdade é que para procurar apoio ou aconselhamento, basta sentir vontade.

Seja a morte de alguém que amamos, problemas familiares ou a presença de sentimentos opressivos, existe um psicólogo especializado ou grupo que pode te ajudar durante a jornada.

Quer conhecer o apoio ao Luto gratuito do Horizontes, acesse o Instagram @Horizontes_Cuidar.

Se você sente que precisa de um apoio extra nesse momento, envie uma mensagem para a gente.


Fonte: https://www.healthline.com/health/mental-health/psychologist-help

Compartilhar: