Ao longo dos anos, nós da Cuidar já vimos várias vezes que um animal de estimação pode fornecer um suporte único nesse momento que as pessoas mais precisam.

Eles estão naturalmente sintonizados com as emoções humanas e captam nossos sentimentos sem que percebamos. 

Os animais de estimação são conhecidos como o melhor amigo do homem, justamente pela sua natureza fiel em ajudar a passar por momentos difíceis.

Já os animais terapeutas, como cachorros, são treinados para deixar as pessoas se aproximarem, fazerem carinhos e afagos, auxiliando no processo de luto, interagindo com os presentes.

Sabemos a ligação que as pessoas têm com eles e percebemos como a presença de um cão dócil muda o bem-estar delas em momentos tão difíceis como um velório. 

A terapia com assistência de animais não é novidade. Nos Estados Unidos mesmo, cachorros são usados como uma forma de oferecer suporte no tratamento de ex-combatentes da Segunda Guerra Mundial, desde a década de 1940.

E, ao longo dos anos, os pets provaram que são mais do que capazes de oferecer suporte em diversas situações, especialmente durante o Luto.


Amigo para todos os momentos

Fato é que não apenas os cachorros, mas gatos, coelhos, tartarugas e tantos outros animaizinhos podem nos ajudar a passar por momentos difíceis das nossas vidas.

E os benefícios não se limitam ao momento do luto. Quando você está se sentindo pressionado no trabalho, estressado, cansado ou apenas triste, ter um animal por perto pode fazer toda a diferença.

Acariciar ou até mesmo fazer contato visual com um cachorro, por exemplo, aumenta os níveis de dopamina em nosso cérebro, o que provoca sentimentos positivos. Os cães de terapia também reduzem o estresse e a ansiedade das pessoas que estão em luto.


Lealdade e companheirismo

Ter pessoas ao nosso lado nos ajudando, apoiando e cuidando de nós é maravilhoso e indispensável na hora da morte de alguém que amamos, mas a convivência agradável com os pets também pode nos auxiliar ainda mais nesse momento delicado.

Esse vínculo entre humanos e animais pode reduzir riscos de doenças mentais, como ansiedade, depressão, síndrome do pânico e muitas outras. Além disso, auxilia o lado físico, pois se você tem um cachorro, por exemplo, com certeza terá que sair com ele para dar umas voltas, assim já faz caminhada e coloca o corpo em movimento.

Aqui mesmo na Cuidar utilizamos esse apoio especial nos velórios e nas terapias. A Serena é a nossa ajudante de quatro patas. Ela ajuda adultos e crianças durante o processo de Luto do Grupo de Apoio.

Quer conhecer um pouco mais sobre o trabalho da Serena?


Siga o Horizontes e a Cuidar Assistência no Instagram!  



 


Compartilhar: