Empresa do interior mineiro é reconhecida por projeto que visa ajudar famílias há passarem pelo processo de luto.


A Cuidar Assistência, atuando há 54 anos, foi reconhecida pela Câmara Municipal pelo projeto social que ajuda adultos e crianças a lidarem com o luto.




O que é o grupo horizontes de apoio ao luto?


O grupo de apoio ao luto é para pessoas que se encontram para compartilhar suas experiências de perda e dar suporte umas às outras. São conduzidos por um especialista, como um psicólogo, e pode envolver pessoas que estão lidando com a dor de maneiras diferentes, mas que têm um elemento em comum: todos sofreram a perda de um ente querido.

Esses encontros é para quem está lidando com a morte, pois oferece um ambiente seguro para expressar sentimentos e receber acolhimento sem julgamentos. O grupo tem como objetivo compartilhar de escuta, ferramentas e trocas para que o enlutado se sinta acolhido em sua dor.


Importância do apoio ao luto


O luto é uma experiência difícil e complexa que pode afetar a saúde mental. É de suma importância um apoio psicológico para que as tarefas advindas do trabalho de luto se deem de maneira natural sem maiores complicações.

O luto envolve toda uma rede de apoio, onde além das profissionais da saúde a família, os amigos, trabalho tem papel importante em seu processo de elaboração. O acolhimento da sociedade de modo geral pode facilitar ou complicar uma perda.

O acolhimento ao luto também pode auxiliar as pessoas a se sentirem menos isoladas em sua dor e a encontrar alívio e segurança em momentos difíceis. Isso é relevante sobretudo para aqueles que moram longe dos parentes ou que não possuem muitos amigos próximos.




Como identificar se devo participar de um grupo de apoio ao luto


Avalie seu bem-estar e como o luto afeta sua vida para saber se precisa de um grupo de apoio.

Dicas para saber se é hora de procurar ajuda de um grupo de apoio ao luto:

  • Você se sente constantemente triste, irritado ou ansioso desde a perda;
  • Você está tendo dificuldades para dormir, comer ou se concentrar;
  • Você está tendo pensamentos negativos;
  • Você se sente sozinho ou isolado em sua dor;
  • Você acha que a perda está interferindo em suas atividades normais, como trabalhar ou se relacionar com outras pessoas.

Caso esteja experimentando alguns dos sintomas listados, procure o Grupo Horizontes. O serviço é amplamente utilizado por nossos clientes para auxiliar familiares, sejam adultos ou crianças, sem distinção de idade. Contamos com uma equipe de psicólogas que estão disponíveis para atendimento presencial, na matriz ou atendimentos online, e possuímos grupos formados sendo divididos entre pessoas que passam pela mesma dor de perda, como nosso grupo que acolhe mães que tiveram perda gestacional.

Agende seu horário e participe. Basta acessar o link a baixo e fazer sua inscrição enviando "Nome completo e idade e quem perdeu".

INSCREVA-SE

Compartilhar: