Para ler a parte 1: "Como perdoar alguém que te magoou"  clique aqui.

Quem nunca magoou alguém que atire a primeira pedra.

Não conheço uma pessoa que, sem intenção, na hora da raiva, por causa de mágoa ou até para se defender não tenha feito alguma coisa e se arrependido depois.

Muitas vezes fazemos as coisas no calor do momento e o que resta depois de uma atitude mal pensada ou palavras ditas na hora da raiva é uma grande sensação de culpa e vergonha que chega a fazer até o estômago se contorcer.

Você já passou por isso?

Culpa é um dos sentimentos mais prejudiciais à nossa saúde e que, aos poucos, se torna um peso. E é algo tão forte que pode até levar à depressão.

 

Você sabia que mais de 80% das pessoas que tem depressão guardam sentimentos de culpa, como vergonha e autocrítica?

Culpa se cura com perdão. Por isso, é tão importante que a gente aprenda, de um jeito ou de outro, a fazer isso.

E o primeiro passo nessa direção é pedir desculpas à quem foi magoado.

Já foi provado que admitir a culpa enfrentando a situação de frente e ser perdoado ajuda no processo de autoperdão. Caso isso não possa ser feito, existem outras maneiras.

Um simples pedido sincero de desculpas, mesmo que não seja aceito, tira o peso tanto de quem machucou como de quem foi machucado pois é criada uma sensação de fechamento.

Só o fato de falar a verdade, se tornar vulnerável e admitir o erro para si mesmo pode influenciar o seu estado de saúde e fazer você enxergar na experiência um aprendizado.

Você não merece se sentir mal. Pessoas cometem erros o tempo todo e TODA AÇÃO sempre tem um intuito positivo.

 

Por isso, não espere a quarentena passar para pedir desculpas. Você tem o poder de deixar o mundo um pouquinho mais leve hoje para você e para as outras pessoas.

Pedir desculpas não é sinal de fraqueza, é sinal de crescimento.


Para ler a parte 1 do texto clique aqui.


Fontes:

https://www.uai.com.br/app/noticia/saude/2017/08/01/noticias-saude,210750/emocoes-e-sentimentos-afetam-diretamente-a-saude-do-coracao.shtml

https://www.nursingtimes.net/clinical-archive/leadership/the-power-of-apology-how-saying-sorry-can-leave-both-patients-and-nurses-feeling-better-06-11-2009/

https://www.health.harvard.edu/healthbeat/giving-thanks-can-make-you-happier

Compartilhar: