Perder alguém nunca é fácil. Para quem perde alguém pode ser um momento confuso, cheio de altos e baixos, no qual um sistema de apoio forte é necessário para superar todas as fases do luto.

Por outro lado, para quem está de fora da situação pode ser difícil saber exatamente o que fazer e qual a melhor maneira de oferecer suporte para alguém querido que acabou de perder alguém.

É comum termos medo de dizer a coisa errada e fazer a pessoa se sentir mal ou, pior ainda, dizer algo clichê e sem significado.

Por isso, o que temos o costume de fazer é ir ao memorial e estar do lado da pessoa durante todo o processo de despedida para apoiar, oferecer abraços e uma mão amiga. Essa é a nossa forma de dizer “Eu estarei aqui se você precisar de alguma coisa”.

Só que, infelizmente, por causa Pandemia, estar tão próximo não é possível agora.

Por isso, vamos mostrar algumas formas de demonstrar acolhimento e o quanto você se importa sem desrespeitar a distância mínima de 1 metro e meio que devemos permanecer uns dos outros.  

Veja a seguir:

1) Envie algo especial

Enviar um cartão e mandar flores é sempre uma ótima maneira de mostrar nosso apoio e a lembrança às pessoas que perderam alguém querido nesse momento. Você pode fazer isso ligando para nossa floricultura através do número 3236-5600 ou pelo whatsapp (37) 99914-8932.


2) Oferece uma ajuda prática 

O enlutamento, muitas vezes, é um momento em que a pessoa se sente perdida e isso pode fazer com que ela se esqueça de cuidar de alguns detalhes práticos do dia a dia. Ofereça ajuda nesse sentido: faça compras, pague as contas e até passeie com o animalzinho de estimação se a pessoa tiver ou precisar dessa mãozinha.

3) Pense fora da Caixa!

Se você conhece bem quem está de luto essa é a hora de enviar algo especial. Pode ser algo único como um bolo feito por você mesmo. Enviar uma boa refeição feita com amor pode ser uma forma de despertar o apetite (que muitas pessoas perdem durante o processo) e demonstrar cuidado.

Afinal de contas, uma boa refeição também é uma forma de abraçar!

4) Esteja lá como puder

Estar disponível para uma conversa por telefone, mensagem e qualquer outro meio é essencial.

Muitas pessoas comentam que simplesmente ter amigos e familiares disponíveis emocionalmente e abertos a ouvir foi o presente mais significativo que receberam e o que mais os ajudou a superar a perda.

Cheque regularmente se a pessoa precisa de algo. Ligue só para bater papo ou envie mensagens como “Eu estarei aqui se precisar de mim” e “Eu te amo e estou pensando em você”.

5) Ajude-os a dar um tempo

Existem muitas formas de se distrair online, como grupos de filmes e outros temas. Indique algo interessante que a pessoa possa gostar e participe com ela. Algo leve e engraçado é sempre uma ótima opção para tirar a cabeça da situação.

Às vezes, o que a pessoa mais quer no momento é se sentir normal fazendo coisas que dão uma motivação positiva a mais.

Obs.: Se a pessoa for idosa e não souber usar as novas tecnologias, você também pode se oferecer para ajudar a ensinar.

6) Não esqueça

As fases do luto acabam em algum momento, mas as memórias dolorosas podem voltar de tempos em tempos. Por isso, lembre-se das datas importantes e entenda que é possível que em certos dias a dor volte.

Seja sempre compreensivo, não somente após a perda imediata, mas nos anos a seguir.

O que você achou?

Esperamos que este artigo possa dar uma certa direção para quem tem dúvidas sobre como agir e ajudar as pessoas que estão passando pelo processo de luto, especialmente agora, durante o isolamento.

Fazer parte do um sistema de suporte de outra pessoa tem mais a ver com atitudes do que com palavras. Detalhes muitas vezes fazem toda a diferença. Algumas adaptações são necessárias durante a pandemia, mas o mais importante ainda é possível: estar disponível, mesmo que à distância. 

Você conhece alguém que está passando pelo processo de luto agora? Deixe nos comentários que tentaremos ajudar.


Fonte: https://whatsyourgrief.com/support-grieving-family-member-friend-6-principals/ 

Compartilhar: