O verdadeiro impacto da Covid-19 e do isolamento social para os funerais e o processo de luto. A pandemia do Coronavírus e suas as medidas preventivas de distanciamento social trouxeram mudanças significativas e restrições aos rituais de despedida, como funerais e enterros, além de mudar completamente a forma como as pessoas estão lidando com o luto neste momento.

O luto é um processo que costuma ser vivido por toda uma Comunidade, é o momento que precisamos de apoio social e do reconhecimento da dor. Os funerais são muito mais do que eventos, são rituais de despedida. Eles fazem parte de uma etapa importante no começo da superação da perda.

Pensando nisso, criamos uma nova função no Obituário da Jadapax Cuidar, na qual é possível compartilhar lembranças com a sua Comunidade através das redes sociais Veja como funciona clicando aqui.

Hoje, por causa do isolamento social, só é permitida a presença de poucos membros familiares próximos. Em outros casos, a família não pode nem ter a oportunidade de fazer o funeral por motivos de segurança.

Sabemos que a falta de reconhecimento social ou cultural da perda agora também pode ser impactante e todo movimento no sentido do acolhimento e do apoio fazem toda a diferença.

E o que acontece com as pessoas que perderam alguém querido no meio de todas as mudanças que o momento impõe?  

Como quase tudo, o processo de luto que vem em seguida também é forçado a se adaptar às recomendações de segurança para minimizar cada vez mais os riscos de contaminação pela COVID-19.

E ter que lidar com tantas mudanças internas e externas pode afetar a saúde e bem estar dos enlutados mais do que você pode imaginar.

Isso porque todas as mudanças juntas podem levar a algo chamado de Transtorno de Luto Prolongado, que é causado pelo acúmulo de perdas e mudanças urgentes.

Nesse momento, nós estamos fazendo o máximo e nos adaptando para transformar a despedida em algo mais leve e significativo, e que podem ajudar a cuidar tanto de adultos como de crianças, como é o caso do Projeto Horizontes.

E cada um também pode ajudar de muitas maneiras como suporte para as pessoas enlutadas (veja esse artigo “Como apoiar familiares e amigos em luto durante o isolamento”). É preciso, acima de tudo, estar disponível para cuidar, ouvir e pensar novas maneiras de ser um suporte.  

Enquanto isso, as famílias das vítimas aguardam o fim do isolamento para poderem fazer as homenagens e a despedida daqueles que se foram durante este período complicado.

Esperamos passar por tudo isso juntos. Cuidar uns dos outros nos próximos meses é essencial. Este é o momento em que nossa compaixão, empatia e senso de coletividade são colocados a prova. A nossa vontade de adaptação e superação são as maiores fontes de força para ajudar nossa grande comunidade a se curar em todos os sentidos.

E estaremos presentes para aqueles que estão passando pelo enlutamento, talvez um dos momentos mais difíceis de suas vidas.

O que você está fazendo hoje para ajudar a sua rua, cidade ou estado? Conta pra gente!


Fonte:

https://www.economist.com/britain/2020/04/11/how-covid-19-is-changing-funerals 

https://www.weforum.org/agenda/2020/04/coronavirus-grieving-process/

Compartilhar: