O impulso da tristeza em um momento difícil é buscar conforto em braços e abraços, mas a Pandemia, no momento, torna isso impossível.

Pessoas que perdem entes queridos, por exemplo, agora relatam que nunca se sentiram tão sozinhas durante toda a vida. As circunstancias atuais fazem com que o luto, que já é uma experiência muito pessoal, seja ainda mais solitário.

O isolamento social diminui a intimidade física e emocional. E perder a autonomia pode levar a outros tipos de lutos e perdas como o fim de relacionamentos, do lazer e de amizades.

Para nós, brasileiros, a distância física pode ser particularmente difícil. Somos um povo de abraços e toques, estar grudado já nasceu com a gente. A falta do toque pode ter um impacto maior do que podemos ver à primeira vista.

Por outro lado, são em momentos caóticos - nos quais esperamos que apareçam os piores lados do ser humano – que vemos surgir o mais bonito de nós: o senso de Comunidade e a resiliência coletiva que ganham cada dia a mais um novo significado e importância.

Conexão e Coletividade se tornaram palavras chave no meio de tanta confusão e medo. 

E a internet é parte central disso, uma grande base que sustenta nossa comunidade em tempos caóticos. Vemos grupos novos surgirem o tempo todo: clubes de filmes, livros, culinária e etc.

A nossa necessidade de contato físico nos impulsiona a procurar maneiras novas de achar conforto. 

Por isso, é preciso cultivar nossas relações verdadeiras diariamente e aprender a estar perto mesmo que à distância. Essa fase também nos dá um grande presente: criar novas conexões. 

Talvez nunca antes na nossa história aquele velho “Tudo bem com você?”, desanimado e rotineiro, tenha sido tão honesto, interessado e cheio de significado como agora. 

Sem a correria da rotina (e com energia de sobra) achamos brecha para dar valor para os pequenos momentos esquecido e criar grandes lembranças.

Afinal de contas, há quanto tempo você andava sem tempo para ouvir seus avós, tias e tios, no telefone compartilharem suas histórias de juventude?

E tudo isso é valioso.

Portanto, se você ainda não o fez, fortaleça sua rede de apoio. Entre em contato hoje mesmo com a sua família e amigos pela internet, telefone ou até através de cartas se preferir! Procure grupos de assuntos on-line que sejam interessantes para você e encoraje outras pessoas a fazerem o mesmo.

Enxergue a oportunidade, confie e aproveite cada momento presente para descobrir o que te faz feliz. 

Quando o luto é coletivo, o cuidado também deve ser.

Conte conosco para fazer isso também.

Como estão as coisas com você hoje?

Compartilhar: