A nossa tendência de evitar sentimentos negativos é praticamente instintiva. O que não é de se estranhar já que aprendemos desde muito cedo a “engolir o choro” e que demonstrar emoções é um sinal de fraqueza. Não queremos nos mostrar vulneráveis, então evitamos a tristeza, a raiva, a saudade e o medo a todo custo.

Mas será que fazer isso dá certo? Afinal, se eles não servem para nada, por que incomodam tanto?

“Varrer emoções para debaixo do tapete”, fingir que está tudo bem quando, na verdade, não está pode ser prejudicial para sua saúde e para sua alegria de viver. Esquecemos que sentimentos indesejados também podem significar força e nos alertar para algo muito importante. Suas emoções são mensagens que vem do mais profundo de você que comunicam quando seus valores mais importantes foram abalados.

Uma vez que você não escuta sua dor, ela vem mais forte ou em forma de autosabotagem. Por isso é preciso ouvir e sentir cada chamado interno para que as coisas não se acumulem e se tornem explosões de sentimento e descontrole.


E como explodem! Se você já passou por isso, sabe o quando pode ser desesperador quando um sentimento toma conta de tudo.

Por outro lado, muitas vezes lutamos tanto contra o que estamos sentindo que acabamos entorpecidos e desesperançados com o futuro. Porque é importante lembrar que não podemos adormecer a dor sem adormecer junto a alegria.

E toda vez que um sentimento “ruim” aparece é a nossa insatisfação dizendo que nos afastamos do real significado de felicidade para nós. São como os conselhos de mãe mais confiáveis, que a gente não quer ouvir de jeito nenhum mas sabe que precisa…

Da mesma maneira que o medo pode significar uma forma de alerta e proteção, todos os sentimentos que consideramos ruins guardam um chamado muito importante dentro deles que revelam uma necessidade emocional gritando para ser atendida. E a única coisa que eles querem é serem olhados e ouvidos.

A raiva, por exemplo, pode estar comunicando frustração e rejeição. No seu lado positivo tem grande poder de mudança porque dela vem a força suficiente - quando bem trabalhada - para que a gente enfrente injustiças e nos defenda. A tristeza normalmente aparece depois que passamos por uma situação de dor e perda, e ela representa grande parte do significado da vida e do que é importante de verdade para você.  

E como funcionam os sentimentos nos estágios do luto?

Sentir é extremamente importante para quem esta passando pelo luto. Nesse processo vemos Negação, Raiva, Tristeza, Culpa e muitos outros sentimentos que, por varias vezes, podem se confundir e causar um turbilhão dentro de nós.

Se você esta passando por isso agora saiba que sentir toda essa confusão é normal. Isso faz parte do seu desenvolvimento e da superação de uma perda que faz parte de uma caminhada cujo destino é chegar ao ultimo estagio de Luto, o da Superação.

Tente não se julgar, acima de tudo.

Está tudo bem sentir todas essas emoções várias e várias vezes.

Por isso, da próxima vez que você sentir desconforto com algum sentimento, lembre que ele é apenas uma mensagem.

Elas são um retrato das suas dores que você nem sempre quer olhar mas que te transformaram como o ser único que você é. Elas merecem ser ouvidas, e você também.

É apenas o seu coração tentando te dizer algo que sua mente andava muito ocupada para ouvir.

Você não precisa nem pensar sobre isso, apenas abrace.

Essa é uma das maiores atitudes de compaixão e aceitação que você pode ter com você mesmo.


Fontes:

https://www.psychologytoday.com/us/blog/compassion-matters/201507/the-value-sadness 

https://www.recoveryfromaddictiononline.com/5-things-your-anger-is-trying-to-tell-you/

https://www.happify.com/hd/4-steps-to-embracing-your-negative-emotions/

Compartilhar: