O luto pode ser uma montanha russa emocional. Para quem vive isso, alguns dias são mais dolorosos do que outros.

Se o seu parceiro ou parceira faleceu, o Dia dos Namorados pode ser um desses dias ruins e uma lembrança dolorosa da sua perda.

É uma data em que comemoramos estar junto, o amor e todo o romance que isso envolve. Estar preparado pode ajudar você ou um amigo a lidar com todo o peso emocional que esse dia traz.

Independente da sua decisão de transformar o dia em um ritual de memórias ou riscar ele do seu calendário de vez, trouxemos algumas dicas que podem ser úteis para lidar com o dia:

1 - Tenha um plano. 

Agendar um tempo com amigos e família, ou alguma atividade que você goste para ocupar a mente. Vá aonde o seu humor quiser.

(OBS.: Você não precisa seguir o plano à risca. Faça o que te der vontade, a importância do plano está em dar uma sensação de segurança para a mente.)

2- Compre um presente para você mesma (o)

Talvez você queira chocolates ou flores, ou talvez queira um tênis novo. Compre algo que talvez seu parceiro ou parceira gostaria de presentear.

Não precisa ser algo romântico. Precisa ser perfeito para você.

3 - Acesse suas memórias favoritas 

Revisite as fotos as fotos e as memórias e acenda uma vela ou pratique outro ritual que você tiver vontade.

Se vocês tiverem filhos, inclua as crianças os rituais (se ela quiser), conte histórias bonitas de vocês dois, por exemplo, como se conheceram.

4 - Procure Grupos de suporte. 

Chame a gente para conversar se for preciso, mande mensagem por aqui ou pelo nosso Instagram

Estamos sempre disponíveis para ouvir e estar ao seu lado.

5- Pratique o Autoamor

Durma bem, se exercite e coma bem. Cuide bem de si hoje e sempre.

E caso não seja você, mas um amigo que está passando pela situação? Veja como ajudar:

Primeiro, LEMBRE-SE. Entre em contato com a pessoa e leia este artigo com algumas dicas para ajudar um amigo em luto (elas se aplicam as datas comemorativas também)

Acima de tudo, o importante nesse dia é fazer o que se tem vontade.

Não importa o que aconteça, o dia vai passar e você vai passar por ele. Esperamos que essas sugestões ajudem você a ressignificar o dia de uma maneira mais leve.

 

Fontes: ourclassceelife.com e Cruse Bereavement Care

Compartilhar: