O Luto é uma montanha russa, em alguns dias a dor é mais suportável do que em outros. Ela não diminui gradualmente como muitos pensam. Você pode estar bem hoje e amanhã não ter vontade de sair da cama.

Algumas datas costumam trazer mais sofrimento, principalmente no primeiro ano após o falecimento, quando a falta se faz mais presente.

As comemorações como o Dia dos Namorados, Dia das Mães e dos Pais, Natal e Ano Novo carregam um significado forte, já que nos lembramos especificamente da pessoa que faleceu.

E como lidar com o Luto durante as Datas Comemorativas?

Uma das melhores maneiras de lidar com as datas especiais é ressignificando elas. Dar um novo significado e mudar as tradições transforma as Datas Especiais em celebrações da vida que o falecido teve, ao invés de serem uma lembrança latente da falta que fazem em nossa vida.

Criar novos rituais também é importante para externalizar os sentimentos do luto e podem (ou não) ser compartilhados com a família e o grupo de suporte.

Conversar abertamente e incluir memórias da pessoa que faleceu nas reuniões familiares também podem ser uma opção reconfortante para o enlutado. Pode ser difícil, mas tente achar equilíbrio entre quem e o que foi embora e o que permaneceu.

O luto é um processo interno de transformação e ressignificação e as datas comemorativas fazem parte disso.

Ser honesto sobre suas necessidades e desejos com seus familiares e amigos e reconhecer as dificuldades do dia e do momento é crucial para passar por esses dias mais cinzas de forma menos angustiante.

Participe do Horizontes, lá você encontra o suporte e carinho que precisa para ultrapassar as maiores dificuldades do Processo de Luto.

Siga a gente em @horizontes_cuidar no Instagram.


Fontes:

https://www.workandcare.com.br/blog/post/o-luto-e-as-datas-especiais

https://victoriahospice.org/wp-content/uploads/2019/08/Special-Days-and-Holidays-MM-Web-Quality.pdf

Compartilhar: