Dificuldade para andar e se locomover estão entre as alterações funcionais mais notadas em idosos. Elas ocorrem devido a alterações que acontecem no corpo com o avançar da idade, alterações na postura, perda de massa muscular e equilíbrio são alterações comuns e que estão associadas a dificuldade de locomoção.

Por isso muitas vezes é necessário que o idoso utilize dispositivo auxiliares de marcha como muletas, bengalas e andadores. Eles auxiliam o andar e a caminhada do idoso, oferecendo maior segurança na locomoção e isso é muito importante para evitar quedas e manter a independência do indivíduo na melhor idade. Prevenir as quedas em indivíduos com idade avançada é essencial para a manutenção de um bom estado de saúde. As quedas geralmente são acompanhadas de hospitalização e lesões que podem limitar ainda mais a mobilidade do indivíduo na melhor idade.

Além de prevenir as quedas o uso desses equipamentos pode ser benéfico para a saúde mental dos idosos. A limitação da mobilidade pode implicar uma certa dependência para realizar atividades de sua vida cotidiana, esse quadro de dependência pode deixar o indivíduo idoso deprimido. Utilizar os dispositivos auxiliares de marcha pode melhorar esse estado por devolver ao indivíduo o idoso uma certa independência.

Apesar de sua importância muitas pessoas com idade avançada têm receio ou preconceito de utilizar esses dispositivos. Mas ressalta-se que apesar deste preconceito o uso desses equipamentos de maneira adequada e com a indicação correta pode ser muito benéfico.

E claro, o uso dos dispositivos auxiliares de marcha pode trazer benefícios para indivíduos adultos que sofreram lesões temporárias e ou passam por procedimentos cirúrgicos nos quais é necessário oferecer repouso a um órgão por determinado tempo.

É importante lembrar que cada dispositivo auxiliar de marcha possui uma indicação específica. A escolha do equipamento e adaptação deve ser feito sobre a orientação de um profissional e deve estar de acordo com a restrição apresentada por cada indivíduo. A escolha do dispositivo auxiliar de marcha também pode variar de acordo com o peso, altura e outras necessidades individuais.

Se você quer saber mais sobre os benefícios do uso desses dispositivos e como escolher o melhor para você fique ligado no Instagram da @lojacuidar.

Compartilhar: