A primeira fase conhecido do Luto de Elizabeth Kluber-Ross, é a Negação. O impacto da notícia costuma ser tão forte que, em um primeiro momento, só queremos esquecer o que aconteceu. Nessa fase acabamos esquecendo também que o Luto ensina muito sobre a vida e que as memórias, à primeira vista tão dolorosas, tem grande significado para nossa vida pessoal e para a comunidade.

Tentar esquecer é negar parte de você mesmo e da pessoa que você se tornou após a perda.

E é por isso que separamos, hoje, alguns motivos essenciais da importância de Recordar quem já não está entre nós.

Recordar é reconhecer a realidade da morte

Sobretudo, aceitar que esse é o caminho natural de todos nós. Mais importante do que isso, é entender que todo mundo deixa sua marca e cabe aos que ficam repassar os maiores ensinamentos e manter vivo quem se foi através do Amor. 

Recordar é entender mais sobre você mesmo

As memórias mais bonitas que temos são um reflexo nosso também. Depois de perder alguém amado, podemos ter a sensação de perda de identidade. Naturalmente, leva um tempo para entendermos a nova identidade que nasce depois de passar pela dor. As memórias nos ajudam a encontrá-la e achar o nosso Propósito depois da perda de alguém amado. 

Recordar também é Cura

Lembrar é acolher nossos sentimentos e um princípio que nos ajuda na cura da dor para que possamos entender o significado da nossa própria vida.

Recordar é Viver e, acima de tudo, saber que você se permitiu amar. 

A verdade é que ter a capacidade de RECORDAR é uma das maiores bênçãos da vida, é entender de onde viemos e quem queremos nos tornar. E ser gratos, por todos que passaram e fizeram a diferença na nossa trajetória, independente de estarem ou não entre nós. 

Compartilhar: