Sabemos que o andar é uma atividade essencial que pode ser afetada por processos fisiológicos normais característicos do envelhecimento. A perda de mobilidade decorrente do processo de envelhecimento pode contribuir para a maior ocorrência de quedas na melhor idade, condição que pode levar a hospitalização e maior comprometimento da saúde e de sua independência. 

Para ajudar a reverter esse quadro existem alguns dispositivos auxiliares de marcha, entre eles está o andador.

O andador é uma tecnologia assistiva desenvolvida para oferecer estabilidade e precisão nos deslocamentos e consequentemente oferecer maior segurança e conforto para indivíduos com mobilidade reduzida.

É uma importante ferramenta de autonomia, mas é necessária atenção para sua utilização segura e adequada, principalmente quando utilizado em terrenos desnivelados. Para sua melhor utilização em casa é necessário que sejam feitas algumas adaptações no ambiente domiciliar; são elas:

  • Evite o uso de tapetes no chão eles podem atrapalhar a passagem e ocasionar quedas indesejadas;
  • Fixe barras de apoio nos banheiros, utilize tapetes antiderrapantes, esse é um ambiente que necessita de maior adaptação para garanti uma mobilidade segura.
  • As portas e corredores devem ser largas o suficiente para garantir a passagem adequada do indivíduo e do equipamento. Na dúvida tire medidas do ambiente domiciliar antes de adquirir o equipamento;
  • Mantenha o caminho onde o usuário vai passar livre de objetos. Vale atenção redobrada no caso de crianças e pets em casa;
  • Mantenha os fios e cabos fora do caminho, eles enrolar no equipamento e contribuir para quedas;
  • Simplifique a vida do usuário de andador e mantenha utensílios de uso pessoal sempre ao alcance das mãos;
  • Mantenha os móveis encostados nas paredes;

Os andadores são equipamentos que devem ser recomendados ou prescritos por um profissional de saúde, que também deve acompanhar e orientar a respeito da utilização.

Na loja Cuidar você encontra opções de andadores com garantia de segurança e qualidade e ainda conta com a orientação adequada para a escolha do tipo de equipamento que será melhor para você! E não se esqueça para conferir mais dicas sobre mobilidade e saúde fique ligado em nossa rede social @lojacuidar.

Compartilhar: