Em uma manhã comum em uma cidade do Texas, Joanie Simpsom, ligou para a emergência sentindo que estava tendo um ataque cardíaco e foi levada imediatamente para o Hospital local.

Depois de todas as precauções e cuidados tomados, os exames saíram. Por incrível que parece, mostraram que não havia nada errado com o seu coração. Não fisicamente, pelo menos.

Após conversar com os médicos sobre possíveis situações estressantes que podem ter levado á crise, ela contou que, recentemente, havia perdido seu cãozinho de 9 anos e, em suas próprias  palavras, “estava inconsolável”.

Os médicos logo perceberam que ela estava sofrendo da “Síndrome do Coração Partido”(em tradução literal). Uma síndrome que imita os sintomas de um ataque do coração, incluindo o aumento das batidas por minuto.

A história de Joanie, diferente do que você pode pensar, é mais comum do que você imagina. Milhares de pessoas quando recebem a notícia de que alguém querido faleceu tem sintomas físicos, desde os considerados mais leves como cansaço e extremo até os mais alarmantes como a falta de ar e a própria “Síndrome do Coração Partido”.

Perder alguém que a gente ama traz a tona emoções muitas vezes esmagadoras e impossíveis de controlar como a tristeza e a raiva.

Já é conhecido o quanto nosso corpo (e saúde) respondem ás nossas emoções.

É possível que, para algumas pessoas, o choque e o stress da perda sejam tão grandes que tragam consequências além das dores emocionais. É quando a gente, literalmente, sente a perda no corpo.

Se você prestar atenção, vai perceber que quando está triste sente que tem menos energia para as coisas, quando está feliz se sente mais animado(a) com a vida e os afazeres e até quando está com raiva, seus batimentos aumentam e o rosto fica vermelho.

Esse é o poder dos nossos sentimentos. Até mesmo a nossa postura corporal muda de acordo com a maneira que sentimos.

Se você adiciona o fator “perda” na vida de pessoas que já tem uma condição preexiste do coração, pode ser que a situação se agrave. Por isso, também é preciso estar atento às pessoas mais frágeis nesse sentido.

Infelizmente, na maior parte dos casos, é difícil que a gente consiga controlar nossas emoções. Principalmente, se você estiver lidando com o Luto. Por isso, procurar o suporte necessário nesses momentos é essencial para entender e ressiginificar a sua dor para que ela não afete sua saúde á longo prazo.

É muito importante conhecer a origem dos nossos problemas físicos para que seja possível tratá-los corretamente e cuidar, assim, do nosso bem estar.

Veja a seguir a lista de alguns sintomas que você pode experienciar e o que você deve fazer em casos mais graves:

  •  Falta de ar*
  • Dores no estômago
  • Dores de Cabeça
  • Boca seca
  • Dor no peito*
  • Aumento dos batimentos cardíacos*
  • Cansaço
  • Náuseas
  • Dores no estômago
  • Perda do Apetite
  • Entre outros..

*Atenção! * Se você estiver sentindo estes sintomas deve ligar para o hospital imediatamente.

É importante falar sobre isso para que possamos tratar os efeitos da dor psicológica no corpo e direcionar os esforços para o tratamento com o profissional correto.

No caso de todos os outros, procure um médico ou um psicólogo. Fale com a gente se quiser mais informações sobre o assunto e sobre os profissionais especializados para te ajudar.

Você não precisa entrar em um ciclo vicioso de dor física e mental.

Siga a gente em todas as redes: @horizontes_cuidar

Compartilhar: