Praticar atividade física é essencial para que possamos manter nossa saúde, bem-estar e qualidade de vida. E isso não é exclusivo para pessoas sem limitações motoras ou outras deficiências. A prática de atividade física deve ser estimulada em deficientes por ser capaz de promover os mesmos benefícios positivos sobre a qualidade de vida, saúde e bem-estar.

No caso específico de cadeirantes a prática de atividade física pode melhorar significativamente a autonomia para realizar atividades diárias como, calçar um tênis. Além disso a prática de atividade física auxilia na melhora da mobilidade, deixando os movimentos de locomoção da cadeira para outros lugares muito mais fáceis. O controle do peso ajuda também a não sobrecarregar as articulações. Além de todos esses benefícios praticar atividade física ajuda na socialização do cadeirante e afastam fatores negativos como baixa autoestima e sentimento de exclusão.

Nos dias de hoje é possível elaborar treinos personalizados para diferentes perfis, também é perfeitamente possível elaborar treinos funcionais adaptados para pessoas que possuem deficiência física. Dentre as atividades que podem ser realizadas podemos citar a natação, musculação, pilates, yoga, circuitos funcionais e esportes coletivos, como o basquete.

Apesar dos benefícios muitos são as dificuldades para que os cadeirantes consigam de fato praticar alguma atividade física. Encontrar um local que forneça o treino adaptado e se locomover até lá pode ser uma tarefa desafiadora para alguns cadeirantes. Nesse sentido é importante citarmos algumas alternativas que facilitam a prática de atividades físicas e que levam o movimento até os cadeirantes.

A plataforma Movimente-se é uma iniciativa do Comitê Paraolímpico Brasileiro e oferece aulas adaptadas para as diferentes deficiências, o acesso é gratuito. As aulas são ministradas pela equipe técnica do comitê e pelos atletas.

Para visualizar as aulas basta clicar no link e acessar a plataforma https://movimentoparalimpico.com.br/

Nós da Loja Cuidar entendemos a importância dessa discussão e conscientização para melhorar a inclusão da atividade na vida das pessoas deficientes, para saber mais sobre os benefícios e alternativas para começar a se movimentar fique ligado no nosso IG @lojacuidar.

Compartilhar: