Você já sentiu como se estivesse fora do seu corpo? Ou que uma situação era tão emocionalmente perturbadora que, na hora, a única coisa que conseguia sentir era o nada?

Isso é o Entorpecimento Emocional.

O entorpecimento emocional é um mecanismo de defesa. É como se a mente criasse uma desconexão do que está acontecendo para nos proteger, quando é insuportável demais.

Imagine que nossos sentimentos são como as cores, com todas as suas variações, alguns tons mais quentes e outros mais frios. Quando o branco aparece, por mais que pareça a ausência de cor, é, na verdade, o momento em que todas as cores estão misturadas.

O mesmo acontece com os nossos sentimentos. Quando existe uma abundância de sensações que não conseguimos lidar, acabamos nos entorpecendo.

E o que aparenta ser a ausência de sentimentos, é a abundância deles.

É difícil chorar, é difícil sentir. Porque TUDO é demais.


E quando isso acontece?

Eventos traumáticos em geral, incluindo o falecimento de entes queridos podem causar esse tipo de reação.  

De acordo com o médico geralista Dr. Pedro Lemos, “durante a primeira fase do luto, choque e evasão, as pessoas podem se sentir emocionalmente entorpecidas. Esta dormência emocional pode passar entre uma a duas semanas após a aprendizagem sobre uma perda. As pessoas podem negar que o evento ocorreu”

Sinais

É comum ter a sensação de estar fora do próprio corpo e ter dificuldade de sentir, se concentrar e ter lapsos de memória.

Em casos mais graves, a primeira reação é entrar estado de choque, muito relacionado ao trauma. Acontece quando a mente ainda não aceitou o fato. É preciso entrar em contato com um psicólogo imediatamente.

O Julgamento

No caso da morte de alguém querido, a pessoa nesse estado acaba enfrentando diversos tipos de preconceito. Muitas pessoas acabam interpretando a apatia como falta de consideração, desafeto e frieza. Como se a perda não tivesse importância, quando, na verdade, o que está acontecendo é muito mais profundo e significativo.

Está tudo bem se sentir assim, não é a quantidade de vezes por dia que você chora que define a sua dor.

Se você se sente assim ou conhece alguém passando por isso, entre em contato com a gente por aqui.


Fonte: https://www.indicedesaude.com/causas-da-dormencia-emocional/

Compartilhar: