Mesmo com muitos avanços do Direito e de possibilidades oferecidas as pessoas com deficiência, sem dúvida ainda precisamos falar de preconceito. Discriminar, com julgamento e qualificação moral e ética outro indivíduo de acordo com sua compreensão de mundo é preconceito e isso é feito a todo momento contra a pessoa com deficiência.

Interpretar a pessoa com deficiência como não igual, um ser reduzido, incapaz tanto profissionalmente quanto até mesmo para cuidar de sua vida, pensar que o mesmo não consegue decidir sua própria vida enquanto ser autônomo e independente é a materialização do preconceito contra a pessoa com deficiência, chamada de Capacitismo.

Esse tipo de violência contra a pessoa com deficiência, conhecida hoje como Capacitismo, vem ganhando força nas mídias digitais nos últimos anos. Discussões estão sendo levantadas e progressos estão sendo alcançados enquanto falamos de uma sociedade igualitária.

Dentro desse movimento digital e fruto da comemoração do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência no mundo (03 dezembro), um debate incrível cuja a proposta é dar luz a invisibilidade do tema referente ao Capacitismo. Assim, surgiu a hashtag #ÉCapacitismoQuando para que todos possam falar, contar sobre suas experiências.

Então, divulguem essa hashtag, chame os amigos, a família, toda a mídia para dar seu depoimento através de um vídeo, um texto, uma foto. Chegou a hora de falar: #ÉCapacitismoQuando

Compartilhar: