Manter uma alimentação balanceada é fundamental para se ter boa saúde, e isso não é diferente para as pessoas que possuem alguma deficiência física, pelo contrário ela deve dar ainda mais atenção a sua alimentação para evitar que ganhe peso excessivo ao longo dos anos.

Devido a condição de imobilidade parcial que algumas pessoas deficientes físicas possuem elas podem estar mais propensas a ganhar peso ao longo dos anos. Isso se deve ao fato de a prática de atividade física estar dificultada e de muitos não terem acesso a treinos e atividades adaptadas. Tais dificuldades podem contribuir para o sedentarismo em pessoas deficientes e quando esta condição se associa a uma alimentação desbalanceada as chances de ganho de peso ao longo dos anos fica maior.

O ganho de peso excessivo em pessoas com algum tipo de deficiência física e que utilizam a cadeira de rodas pode acarretar maiores dificuldades para realização de atividades cotidianas, afetar sua mobilidade e ser prejudicial para a sua saúde de forma geral.

Diante desse cenário manter uma alimentação balanceada é muito importante. De maneira geral as orientações para se manter uma alimentação equilibrada são as mesmas que para indivíduos que não possuem deficiência. São elas:

  • Consuma frutas ou legumes em todas as suas refeições. As frutas podem ser inseridas em formas de sucos, vitaminas e sobremesas;
  • Dê sempre preferência ao consumo de alimentos in natura ou minimamente processados evitando alimentos como; macarrão instantâneo, bolachas recheadas, salgadinhos e embutidos;
  • Coma sempre atento e longe de distrações, coma devagar e procure respeitar o seu limiar de saciedade;
  • Beba água na quantidade correta (35 ml/kg);
  • Controle a quantidade de refrigerantes e bebidas adoçadas artificialmente presentes em sua dieta;
  • Procure manter a variedade de alimentos presente no prato em suas refeições.

Uma refeição equilibrada deve conter no mínimo:

  • 1 Alimento fonte de carboidrato (pães, massas, arroz, bolos, batata, mandioca...);
  • 1 Alimento fonte de proteínas (carne, ovos, leite e derivados, feijões, lentilha, grão de bico, castanhas...)
  • 1 alimento fonte de vitaminas e minerais (todas as frutas legumes e verduras sem exceção)

A combinação dos alimentos fica a cargo das suas preferências pessoais e da sua criatividade na cozinha. Abaixo temos uma ilustração para guiar na composição de um prato equilibrado:

Para ficar ligado em mais dicas sobre alimentação equilibrada, saúde e estilo de vida fique ligado nas redes sócias da @lojacuidar.


Compartilhar: