Torções ou entorse do tornozelo é uma lesão frequente onde os ligamentos são alongados até se romperem. Pode ocorrer em uma pisada em falso, fazendo com que o pé gire para dentro devido ao peso do corpo, comprometendo os ligamentos do lado de fora - os mais acometidos em regra.

Quando acontece a torção, a parte de fora do tornozelo - abaixo e à frente da ponta do osso - apresenta dor e inchaço e, geralmente, fica roxa. Nestes casos as atividades físicas devem ser suspensas e é preciso evitar apoiar o pé no chão. Você pode aplicar gelo por cerca de 30 minutos a cada hora, aumentando o intervalo entre as compressas para três horas nos dias subsequentes. Lembre-se de enrolar o gelo em um pano úmido, para não queimar a sua pele. Mantenha o pé elevado e, sempre que houver dúvida sobre a gravidade da lesão, consulte um especialista.

No processo de recuperação, comece movimentando o pé para cima e para baixo por dez vezes. Repita essa série por 3 vezes após um intervalo, de manhã, de tarde e de noite, durante cinco dias, até que se consiga todo o movimento sem incômodo. Em seguida, você deve iniciar os movimentos de giro do pé para dentro e para fora. Alongue os músculos da "barriga da perna", inclinando o corpo contra uma parede como se quisesse empurrá-la. Faça esse movimento por três vezes em cada perna, durante oito a dez segundos, três vezes por dia.

Para o retorno das atividades físicas é preciso que seu médico autorize ou que você tenha recuperado todos os movimentos do tornozelo, para todos os lados. É importante que o tornozelo não apresente mais dor nem inchaço após os exercícios. Não force a região se a força e o equilíbrio não estiverem restabelecidos.

Alguns equipamentos podem ajudar e muito no processo de recuperação como os imobilizadores e estabilizadores de tornozelos. E o melhor, na @lojacuidar você encontra toda a linha completa e muito mais.

Compartilhar: