Em algum momento da vida todos nós vamos experienciar o Luto. A morte é daquelas coisas que fingimos não estar presente até o momento em que ela aparece e permeia tudo ao nosso redor.

Nossos pontos de vista e prioridades mudam. E é como se tudo que antes estava lá, tivesse sido remoldado. A morte faz isso, traz mudança.

É impossível olhar o mundo da mesma forma quando nós mudamos por dentro.

À medida em que transformamos a maneira com que nos relacionamos com as coisas, é inevitável que ocorra uma mudança nas nossas relações com as pessoas mais próximas também.

E isso também faz parte do processo.

O Luto pode ser difícil para as pessoas que não estão passando por ele também, mas estão próximas do enlutado.

É difícil ver quem amamos sofrendo e não saber como ajudar.

Talvez a sua família inteira esteja passando pelo Processo de Luto agora e, naturalmente, cada um vai lidar com a dor de maneira única. Isso é importante de se lembrar sempre: NÃO EXISTE CERTO E ERRADO quando lidamos com o Luto.

Talvez o seu instinto natural seja se cercar de pessoas no momento de maior sofrimento, enquanto o de outro membro da família é se afastar.

Mais comum do que pensamos, é achar que as outras pessoas devem responder à perda da mesma forma com que nós fazemos.

O conflito começa quando não entendemos que cada um tem sua própria maneira de lidar com a dor.

Por isso, existem algumas formas que o Luto pode impactar os relacionamentos, positiva ou negativamente. Veja a seguir 3 delas:

Isolamento

Quando lidamos com o Luto, é comum querer procurar isolamento e afastar as pessoas. Você pode sentir que não exista nada no mundo que possa te ajudar.

E talvez seja verdade. As pessoas ao seu redor nem sempre tem as ferramentas para te ajudar psicologicamente. Mas existem outras ferramentas e outras maneiras de estar presente, mesmo que eles não entendam o que você está sentindo.

Talvez você não precise conversar ou falar com ninguém, mas comer sua comida favorita pode esquentar seu coração por alguns segundos pelo menos.

Se você precisar de ajuda, peça.

Qualquer pequena ajuda que você aceite e a apreciação das pessoas ao seu redor, fazendo o que podem para estar ali, melhoram, de alguma forma, o sentimento de isolamento.

Conexão

O Luto pode afastar e pode aproximar também.

É comum que pessoas que passam pelo Luto procurem seus parceiros e/ou familiares mais próximos. Momentos de sofrimento e superação podem estreitar e fortalecer conexões.

Afinal, é como reconhecer e aceitar o mais profundo da outra pessoa. Sem véus nem máscaras.

Expectativas

Quando passamos por qualquer momento trágico em nossa vida, esperamos poder contar com as pessoas que confiamos. Esperamos que elas estejam lá, prontas, para o que der e vier.

Só que nem sempre é isso que acontece...

Especialmente se a outra pessoa estiver passando por momentos difíceis também.

A verdade é que talvez você não tenha o suporte que tenha imaginado. E mesmo os mais próximos, não consigam atingir as suas expectativas de conforto nesse sentido.

E não é proposital. Cada um tem a suas ferramentas e elas nem sempre vão ser as que você precisa no momento, já que seu processo é único.

Isso vale para amigos e familiares também: não podemos esperar que as pessoas reajam da maneira que esperamos.

Consequentemente, é importante que você não tenha apenas uma pessoa com quem possa contar para receber apoio.

Procure novas fontes de suporte. O apoio de um grupo ou de um psicólogo pode te ajudar a lidar com o processo de luto de forma menos solitária.

Se identificou com o artigo e quer fazer parte do Grupo Horizontes?

Siga a gente no Instagram @horizontes_cuidar ou ligue para (37) 99139-0013.


Fonte:

https://wishingmoon.com/3-different-ways-grief-can-affect-your-relationships-with-others/

https://openingthedoorspsychotherapy.com/the-impact-of-grief-on-relationships/

https://marriagecounselingblog.com/relationship-counseling/impact-grief-on-relationships/



Compartilhar: