Algumas vezes, fingimos felicidade porque temos vergonha. Achamos que o nosso sofrimento é sinônimo de fragilidade. Outras vezes, queremos proteger as pessoas que amamos, mesmo que isso signifique negar uma parte nossa.

Vivemos em uma Era em que a informação e ser feliz virou uma forma de cultura.

É irônico ter que conviver com imposição de ser feliz o tempo todo, quando a doença do século se chama Depressão.

Talvez você ou alguém que você conhece passa por isso.

Svend Brinkmann, professor de psicologia da Universidade Aalborg da Dinamarca diz que “estar feliz não é a resposta ideal em muitas situações.

Brinkman também diz que “a vida é maravilhosa de vez em quando, mas também é trágica. Pessoas morrem em nossas vidas, nós as perdemos. Se apenas estamos acostumados a ter pensamentos positivos, então essas realidades podem nos atingir ainda mais intensamente quando acontecerem - e acontecerão.”

A tristeza e a dor são uma parte natural da vida.

E a barreira social que criamos acaba impedindo o acesso à serviços de saúde mental de qualidade e mitificando ainda mais a ajuda psicológica.

Existem muitos motivos para fingir que tudo está bem e todos eles precisam ser quebrados um a um.

Veja alguns os principais abaixo:

Medo do julgamento, rejeição e abandono

Algumas pessoas não são boas em lidarem com a dor do outro e cortam laços quando isso acontece. Não é algo pessoal, a situação, muito provavelmente, as deixa desconfortável por causa de algo que tem a ver com elas (e somente elas).

Tal atitude, faz com que muitas pessoas escondam quando estão tristes.

Medo da crítica e de piadas

Se você já teve uma experiência ruim ao contar algo pessoal para alguém, sabe o quanto é decepcionante não ser validado. Algumas pessoas acham que o melhor jeito de ajudar é “consertando” a gente. Frases como: “Para de falar besteira” ou “Você devia valorizar o que tem e não ficar triste pelos cantos” só tem um objetivo: adicionar culpa ao turbilhão mental.

Chega em um ponto da vida em que o indivíduo, simplesmente, não compartilha mais.

Sistema de Suporte Ineficiente

Muitas pessoas não tem família, amigos e vivem sozinhas. Não ter alguém de confiança para conversar sobre questões mais profundas é muito solitário. Felizmente, existem profissionais e grupos de suporte que podem ajudam alguém que passa por essa situação. 

Precisa de ajuda? Fale com a gente pelo Instagram @horizontes_cuidar.  


E, por que fazer isso pode ser prejudicial para nossa saúde mental?

Todo mundo que já precisou fingir um sorriso sabe a imensa quantidade de energia que precisa ser direcionada para isso.

Agora, imagine, ter que viver uma mentira e precisar fingir o tempo todo? Isso pode deixar qualquer um, literalmente esgotado física e mentalmente.

A verdade é que a sua energia precisa ser direcionada para a cura. Esta começa na aceitação total de suas emoções, não na negação delas.

Além disso, fingir que está tudo bem quando não está, pode levar a mente e o corpo a criar formas prejudiciais de lidar com a dor.

Como é o caso de problemas emocionais graves, alcoolismo, desconexão e até suicídio.

Devemos aprender como ser tolerantes com a gente e com as outras pessoas. Formar um ciclo de confiança e parar de julgar os sentimentos alheios.

Permita que quem faz parte do seu círculo de suporte possa ajudar você também.

Já falamos por aqui que pedir ajuda não é sinal de fraqueza.

Aceitar as suas emoções, e entender que não existe nada de errado em expressá-las, ajuda a processar a dor mais rápido e contribui para que você se torne um indivíduo saudável e com um sistema de suporte inabalável.


Fonte: https://worldofbuzz.com/people-need-stop-pretend-happy-not/

Compartilhar: