O Brasil é o oitavo país com mais casos de suicídio das Américas. A OMS estima que de 5 a 10 pessoas são severamente impactadas pelo suicídio.

Essas pessoas são conhecidas como sobreviventes. São amigos, familiares, colegas e qualquer um que tenha sido afetado pelo suicídio.

Nós nunca esperamos que algo assim aconteça na nossa família. Perder alguém de forma drástica, pode ser especialmente traumático quando sabemos que foi autoinfligido.

Diferenças do Luto por Suicídio

Frente ao Luto, em qualquer forma, estamos sempre propensos a sentimentos de raiva, tristeza e culpa.

No caso do suicídio de um ente querido ou de um amigo, o último, infelizmente tente a se agravar.

Uma das diferenças do Luto por Suicídio é a possível desestruturação da família como um todo. A célula familiar sofre e permanece fragilizada.

“Culpa, vergonha, busca incessante do motivo, sentimentos intensos de responsabilidade, rejeição e abandono, maior dificuldade em dar sentido para a morte, autoacusações, isolamento, mudanças na dinâmica familiar são alguns dos sentimentos e comportamentos usualmente experienciados pelo sobrevivente.”, de acordo com a OMS.

Além disso, um sobrevivente do suicídio tem que enfrentar o preconceito de quem acha que a falha foi no sistema suporte do indivíduo que tirou a própria vida.

Sem as ferramentas mínimas de suporte para sobreviventes, o Luto por suicídio pode se agravar tanto em crianças como em adultos.

E o que é a Pósvenção? ⠀

A Pósvenção surge como uma forma de ajudar os sobreviventes a viverem mais, de forma saudável, com suporte, na busca pela reestruturação da família e da vida.⠀

De acordo com o Instituto Vita Alere, ela "é uma ferramenta reconhecida mundialmente como um componente importante no cuidado da saúde mental." E consiste em atividades e assistência para aqueles impactados por um suicídio.

O objetivo principal é promover o alívio, suporte e apoio para refazer a estrutura familiar e continuar a vida. A participação do grupo de sobreviventes em um sistema de apoio ajuda a fortalecer os laços mutuamente com a ajuda de Psicólogos, facilitando a reconstrução da vida.

Precisa de suporte? Faça parte do grupo Horizontes de Apoio ao Luto. Envie uma mensagem para nós ou ligue para (37) 99139-0013.


Fontes:

Vivenciando o suicídio na família: do luto à busca pela superação - https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0034-71672018001102146&lng=pt&tlng=pt

https://www.suicidologia.com.br/

Compartilhar: