O Luto e as suas Complicações

A morte de alguém amado é um dos momentos de maior sofrimento na nossa vida e é algo que todos nós enfrentamos como parte da vida.

O período imediato após o falecimento costuma ser o mais difícil. Lidamos com uma montanha russa de sentimentos como a tristeza, a raiva e a negação até aceitarmos por completo que a pessoa que amamos não vai estar mais perto fisicamente.

Aos poucos, os sentimentos da perda diminuem de intensidade e, a tristeza, saudade passa a vir em ondas com mais suavidade.

Só que para algumas pessoas, essa fase nunca chega. De acordo com a Clínica Mayo, “as emoções dolorosas são tão duradouras e severas que a recuperação e a continuação da vida são interrompidas.”

Apesar de sempre falarmos que não existe um tempo limite para viver o Luto, algumas complicações (a partir de um ano desde a perda) podem ocorrer e precisam de uma atenção a mais.

Existe uma combinação de tempo, fatores e ambiente que podem levar a complicações do Luto.

O Luto é diferente para cada indivíduo. Mesmo assim, devemos ficar atentos para sinais de que alguém precisa de suporte extra para lidar com o sofrimento.

Quais são os sintomas de complicações no Luto?

O primeiro sinal, como já comentamos, é a intensidade do sofrimento. A dor do Luto diminui de forma gradual. Quem está passando por complicações pode sentir o oposto, no qual a dor se agrava cada vez mais.

Alguns outros sinais são:

  • Foco extremo na pessoa amada que partiu
  • Negação intensa
  • Entorpecimento
  • Sentimento de desilusão referente a vida
  • Falta de sentido e propósito na vida
  • Inabilidade de aproveitar momentos com outras pessoas amadas
  • Desejo de ter partido junto com a pessoa amada
  • Pensamentos suicidas ou de autoflagelação

Tratamento e Prevenção

É possível reverter o quadro de complicações do Luto com Amor. Procure, principalmente, alguém em quem possa confiar. A sua família, amigos, a fé e a comunidade são ótimas opção para prover suporte durante o Luto.

Procurar um grupo de apoio logo após o falecimento também é uma maneira de se cercar de pessoas vivendo o mesmo que você, além do suporte profissional disponível.

Expressar a dor é uma forma de controlá-la.

Entre em contato conosco para participar do Horizontes:

Mande uma mensagem para o instagram @horizontes_cuidar ou ligue para (37) 99139-0013

Se você percebe que tem alguns dos sintomas, é importante procurar um Psicólogo. Você não está sozinh@.


Fonte: https://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/complicated-grief/symptoms-causes/syc-20360374

Compartilhar: