A cada 11 minutos uma pessoa é diagnosticada com Câncer de Mama. O Outubro Rosa surgiu como uma forma de prevenir a doença e diminuir essa frequência para honrar aqueles que se foram através da Conscientização.

Nos casos de doenças terminais, é impossível falar sobre suporte sem falar sobre o Luto Antecipatório.

O que é

Este tipo específico de Luto acontece quando o processo começa antes da perda. O termo foi usado pela primeira vez para se referir a sensação que os familiares sentiam quando algum membro da família ou amigo ia para a guerra. Diante da realidade instransponível de uma possível perda, as pessoas já começavam a sentir os estágios e o sofrimento que, normalmente, nos acomete apenas depois do falecimento.

Hoje, o Luto Antecipatório é comum em casos de doenças terminais, como, por exemplo, durante o tratamento do câncer em seus estágios finais. Nesse caso, o Luto é somado a dor de ver alguém que amamos sofrendo.

Sinais

Os sinais do Luto antecipatório são muito similares ao do Luto após a morte. A pessoa pode experienciar uma grande variedade de sentimentos, confusão e ansiedade. Alguns sintomas podem incluir:

  • Medo
  • Depressão
  • Negação
  • Raiva
  • Tristeza
  • Choque

Por mais que esse tipo de Luto seja muito parecido com o Luto em circunstâncias normais, nem sempre nos atentamos que as famílias passando por essa situação também necessitam de Suporte, o que dificulta o acesso ao tratamento.

Como lidar com isso?

Por isso, existe uma urgência em falar sobre o assunto, para conseguir levar o Apoio a todos os lugares em que ele é necessário.

Se você está passando por isso, entre em contato com um profissional Psicólogo para que ele possa ajudar você e a sua família nesse momento.

Siga a gente no Instagram em @horizontes_cuidar


Fontes:

https://www.cancercare.org/publications/385-anticipatory_grief_preparing_for_a_loved_one_s_end_of_life

https://www.choosingtherapy.com/anticipatory-grief/

Compartilhar: