O Luto é a reação natural do ser humano a perda. Seja de um familiar, do emprego ou até mesmo o fim de um relacionamento. É comum pensarmos que o processo é simples, linear e semelhante em todos os casos.

Mas isso não é necessariamente verdade. O Luto é uma emoção Universal, mas a experiência de quem passa por ele não é.

Não apenas existem vários tipos de Luto, como ele é um processo único de cada individuo

Por isso, vamos falar sobre cada um dos 8 tipos principais de Luto. Pois o tratamento e o apoio necessários podem se diferenciar devido as especificações e diferenças de cada um.

Talvez você até já tenha vivido mais de um deles e não saiba. Veja abaixo!

Os 8 Tipos de Luto:

1 – O Luto “Comum”

O Luto comum é aquele que apresenta todas as fases conhecidas, no qual a pessoa passa pelo sofrimento e continua suas atividades diárias normalmente. As emoções podem aparecer em ondas, mas diminuem gradualmente até que a dor intensa da saudade se torna uma forma saudável de honrar a memória de quem amamos.

2 – O Luto Antecipatório

É o Luto que sentimos antes do falecimento. É comum em casos de doenças terminais em que acompanhamos o tratamento da pessoa que amamos durante o processo. Clique aqui para conhecer mais sobre esse tipo de Luto no artigo específico.

3. O Luto Complicado

Diferente do Luto “Normal”, no Luto Complicado a intensidade das emoções tende a aumentar com o tempo. Toda a dor e o sofrimento, que aos poucos diminuem naturalmente, se torna a cada dia mais presente. A rotina do indivíduo passa a ser centrada na pessoa que faleceu e na dor, impedindo que o processo natural da vida aconteça.

Também pode ser conhecido como Luto Crônico e pode durar anos se não for tratado por um profissional corretamente.

Se quiser saber mais sobre o Luto Complicado, clique aqui.

4. O Luto “Exagerado”

É similar ao Luto Complicado. No Luto Exagerado também existe a dificuldade de melhorar com o passar dos meses. Ele pode ser resultado da experiência de várias perdas ao mesmo tempo ou durante um curto período. A inabilidade de lidar com um grande número de perdas leva à uma grande confusão interna.

É o tipo de Luto (Junto com o Complicado) que mais devemos estar atentos pois pode levar à depressão.

5. O Luto “Atrasado”

Algumas vezes sentimentos característicos do Processo de Luto não aparecem imediatamente após a perda de algo valioso.

O Luto atrasado pode ser mais comum em situações em que a morte de alguém querido se passa junto com outras mudanças e perdas significativas como a perda do emprego, ou quando a pessoa sente que é o membro da família que “precisa ser forte” em prol dos outros.

6. Luto Inibido

O Luto inibido acontece quando o individuo evita sentir as emoções da perda. Ele pode entrar em um estado de entorpecimento e negação mais longos do que o comum. Um sinal desse tipo de Luto é quando a pessoa passa a dedicar todo o tempo e energia em atividades que promovam a distração.

Isso pode levar a exaustão e prejudicar a saúde pessoa passando pelo Luto. Fora isso, por ser marcado pela dificuldade em expressar os sentimentos de alguma forma, a pessoa pode psicossomatizar as suas emoções profundas. Isso pode levar a dores de cabeça, dores no corpo, imunidade baixa e outros.

7. O Luto Desprivilegiado

Esse tipo de Luto é marcado pela ausência de um sistema de suporte e minimização da perda e dos sentimentos do indivíduo.

De acordo com a Cientista Social, Dee Marques “as pessoas que experimentam o chamado luto desprivilegiado geralmente recebem pouco apoio ou aceitação. O luto desprivilegiado pode acontecer depois de perder um animal de estimação, um membro não familiar ou uma parte de nós mesmos (como perder a função de uma parte do corpo após um acidente).

A perda não é muitas vezes reconhecida pela sociedade como sendo "digna de luto", o que coloca ainda mais pressão sobre os enlutados, pois eles sentem que ninguém mais os entende e eles podem lutar pensando que devem suprimir suas emoções.”

8. O Luto Ausente

No Luto Ausente a pessoa silencia os sentimentos e age como se nada tivesse acontecido. Muito similar com o Luto Inibido, sendo uma versão mais extrema desse. Caracterizado pela Negação Intensa, as pessoas que passam por esse tipo de Luto podem viver décadas sem reconhecer o falecimento de alguém amado.


É importante lembrar que você pode viver um ou mais tipos de Luto ao mesmo tempo. E está tudo bem. Afinal, é o seu processo. Entender e reconhecer cada tipo de Luto nos ajuda a melhorar a forma como apoiamos uns aos outros.

Siga a gente no Instagram @horizontes_cuidar para mais dicas de como lidar com o processo de Luto.

Precisa de Apoio? Mande uma mensagem para o WhatsApp (37) 99139- 0013.

E você? Quantos tipos de Luto já viveu? Conta para a gente nos comentários.


Fonte: https://www.happiness.com/en/magazine/health-body/eight-types-of-grief-explained/

Compartilhar: