A morte de alguém amado é difícil, independentemente da idade. Mas imagine como é para quem está lidando, ao mesmo tempo, com as mudanças da adolescência.

É impossível negar a importância da transformação que essa fase traz para nós. A perda pode ser especialmente difícil em um momento em que nossos referenciais ainda estão confusos, em uma época de descobrimento e inseguranças.

A verdade, é que adolescentes querem ser normais acima de tudo. Eles querem se encaixar e não existe quase nada na vida que faz nos sentir tão sós como a morte.  E quando isso acontece pode ser muito doloroso.  

E Como Ajudá-los?

Respeite os momentos de tristeza e solidão, mas tente encorajá-lo a encontrar pessoas e atividades que possam fazê-los se sentir um pouco melhor. 

Mantenha a rotina e ofereça segurança e apoio acima de tudo. 

Ter uma rotina promove um senso de segurança para adolescentes que estão passando por um turbilhão emocional. Essa é uma das maneiras de ajuda-los a perceber que o mundo não está caindo e que eles não estão sozinhos.

Eles podem falar mais com amigos. E está tudo bem.

 

A adolescência é um momento em que as amizades representam grande parte da nossa vida útil. É normal que o jovem adulto não se sinta tão à vontade para compartilhar as dores com um adulto da mesma forma que sente com os amigos.

E está tudo bem. Não o pressione para conversar com você, o que importa é que ele confia em alguém o suficiente para compartilhar.

Encontre um Grupo de Suporte que ele possa participar

De acordo com uma Pesquisa do Great Lake Psychology Group (greatlakespsychologygroup.com) as atividades que mais ajudaram os adolescentes a lidar com o Luto são escutar música, se manter ocupado, participar de um Grupo de Suporte e conversar com quem está passando pela mesma situação.

As últimas duas atividades podem acontecer mutuamente.

Se você conhece algum adolescente que vem lidando com a perda de alguém amado, entre em contato com o Horizontes.

Ligue ou envie uma mensagem para (37) 99139-0013

Siga a gente no Instagram @horizontes_cuidar

Compartilhar: