Estamos chegando ao final de mais um ano. São menos de 20 dias para o final de um ciclo de 365 que foi muito difícil para muitas pessoas. Foi ano de muita ansiedade, medo, descobertas e altos e baixos. Por isso, ficar atento a saúde no mês de Dezembro é mais um lembrete para o nosso autocuidado.

Chegamos em Dezembro e, com ele, chegam também as datas comemorativas. Tudo sobre dezembro envolve a aura de festa, alegria, comemorações e, claro, reuniões em família.

Naturalmente, no momento que vivemos, essas datas podem causar muita ansiedade e tristeza em quem não pode estar junto à família. Tais sentimentos afetam a nossa saúde física e mental.

Então, afinal, que cuidados especiais podemos ter com a nossa saúde no mês que fecha 2020? Veja algumas dicas que separarmos a seguir.

Preserve a Saúde Física

Alimente-se bem e tente não exagerar nos doces e bebidas alcoólicas. Está comprovado que uma boa alimentação é um ótimo suporte para a saúde mental e para o nosso sistema imunológico.

Continue os exercícios físicos, mesmo que dentro de casa. Estar ativo produz hormônios que melhoram o nosso humor, além de contribuírem para acalmar a nossa mente.

Preserve a Saúde Mental

Esteja próximo a pessoas que te fazem bem, mesmo à distância. Converse no telefone, por mensagem e vídeo com quem você ama.

Coloque no papel como foi o ano de 2020 para você. O que você conquistou a nível de aprendizados que vai levar para vida toda?

Lance um novo olhar para as oportunidades que surgiram e as que estão por vir. Trace um plano para você ano que vem. Independentemente da situação que vivemos, o desenvolvimento pessoal só depende de nós.

Fazer uma lista vai te ajudar a tornar palpável todas as suas conquistas pessoais, mesmo que você não consiga ver à primeira vista.

Caso seja necessário, procure ajuda psicológica.

Alguns lembretes para as Celebrações durante o Isolamento Social

Aprendemos ao longo do ano, que não é preciso estar perto para estar junto. Continue mantendo todas as precauções e, se possível, faça as reuniões à distância.

Lembre-se sempre, dos mais idosos, ligue, envie presente e mantenha contato para que eles não se sintam tão sós.

Que as dicas possam trazer um pouco de conforto e paz para o coração de cada um de vocês.

Siga o Instagram @cuidar.assistência para mais dicas!

E conta para a gente! Qual é a sua maior expectativa para 2021?


Fontes: http://www.blog.saude.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=53099&catid=579&Itemid=50218

Compartilhar: