Voltar a rotina habitual depois do falecimento de alguém amado pode ser muito difícil e extremamente cansativo.

Enquanto a tristeza pede afastamento e acolhimento, as obrigações do dia a dia demandam que a gente faça esforço e retorne para o mundo.

Pensando nisso, separamos algumas estratégias que você pode seguir para tornar o retorno menos doloroso.

Veja a seguir:

1 - Foco na ação

Ser produtiv@ pode ser uma grande ajuda para a recuperação. Por mais que você sinta vontade de não fazer nada, focar em tarefas construtivas pode te ajudar a se distrair aos poucos para recuperar gradativamente uma forma de estabilidade.

2 - Converse com a sua Equipe ou Superiores

Fale com os seus colegas de trabalho e/ou chefe sobre a situação. Seja honest@ e sobre como se sente. Eles vão compreender o seu momento. Afinal, todos passamos por isso.

Se você não quiser falar sobre o assunto com seus colegas de trabalho está tudo bem também.

Conte com o seu chefe/ superior ou com o Rh para oferecer suporte durante esse momento.

3 - Aceite ajuda

Existem momentos na vida em que ajuda é essencial. O Luto é um deles. Grande parte das pessoas não apenas entendem o nosso processo, como querem ajudar.

4 - Encontre um lugar seguro

O Luto vem em ondas. Por isso, em um minuto você pode se sentir bem e no próximo ter vontade de chorar. Escolha um lugar seguro onde você possa se recolher quando não estiver se sentindo bem.

Quando você sentir que tudo é demais, vá para lá.

Dê uma pausa de vez em quando. Pausas durante o dia ajudam a recarregar a mente e o corpo. Você pode fazer uma caminhada, meditar e até escrever.

5 - Escreva uma lista de afazeres

Durante o Luto, ter uma infinidade de tarefas para terminar pode ser demais. Por isso, comece o dia fazendo uma lista de afazeres. Ela serve como direcionamento para o seu dia e pode incluir lembretes.

Não existe uma maneira fácil de voltar a rotina, trabalho ou estudos, mas algumas estratégias podem tornar a transição menos dolorosa.

Você tem alguma dica que esquecemos?

Compartilhe com a gente! Suas palavras podem ajudar outra pessoa.

Precisa de Suporte?

Envie uma mensagem para (37) 99139-0013


Para mais dicas siga @horizontes_cuidar no Instagram


Compartilhar: