Mais de 5 em cada 100 brasileiros vive com Depressão todos os dias.

Criado em 2014, por um grupo de psicólogos de Uberlândia (MG), o Janeiro Branco é de extrema importância para a conscientização da saúde mental, principalmente quando vivemos há quase um ano em meio a uma pandemia mundial.

O isolamento social e as perdas durante o ano de 2020, retiraram o véu que escondia um problema de saúde pública há muito tempo existente no Brasil: as altas taxas de depressão e ansiedade.

De acordo com dados da OMS, o Brasil é o segundo país das Américas com maior número de pessoas com depressão (5,8%) e o país com o maior número de ansiosos no mundo.

Cerca de 30% de brasileiros convivem diariamente com stress e 30% desses, em um nível alto.

Além disso, de acordo com a agência de notícias Primeira Hora:

“A saúde mental representa mais de 1/3 da incapacidade total no mundo, com transtornos depressivos e ansiosos como maiores causas – os quais respondem, respectivamente, pela 5ª e 6ª causas de anos de vida vividos com incapacidade no Brasil.”

É importante lembrar também, que a depressão e ansiedade não são os únicos alertas sobre a saúde mental, o estresse, como já comentamos antes, abuso de substâncias entre muitos outros também são sinais de que alguém pode estar precisando de ajuda.

Se você ou alguém que você conhece está passando por dificuldades, procure um profissional da sua confiança hoje.

Cuidar da Saúde da sua mente tem um grande impacto na sua qualidade de vida.

Fale conosco ou acesse o Guia de Benefícios para conhecer profissionais confiáveis na sua área.


Fontes: https://tech2.org/brazil/white-january-and-alerts-on-mental-health/

https://primeirahora.com.br/janeiro-branco-sinal-de-alerta-para-a-saude-mental/

 https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-brasil/2021/01/10/janeiro-branco-alerta-para-importancia-de-cuidados-com-a-saude-mental.htm

Compartilhar: