De acordo com a pesquisa feita pelo Instituto WebMD "Luto: Além dos 5 Estagios", 19% das pessoas que vivem o Luto enfrentam problemas com a ansiedade.

Em alguns momentos, o Luto se assemelha muito ao medo, sentimento que gera, em parte, a ansiedade. Isso pode acontecer porque o falecimento de alguém que amamos afeta profundamente o nosso senso segurança.

Quando sofremos com a partida ou perda de alguém amado, podemos nos sentir paralisados. Quando vivemos o processo de Luto é comum termos a sensação de falta de controle na vida.

Tal fato gera preocupações excessivas, principalmente sobre o Futuro.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, a ansiedade também faz parte do Processo de Luto.

No Livro “Ansiedade: o Estágio do Luto que falta” – em tradução livre, Claire Bidwell discorre sobre a importância do olhar sob a ansiedade:

“A ansiedade que chega com o Luto pode ser extenuante, mas por não estar inclusa nos cinco estágios de Kübler-Ross’, tende a ser ignorada (...). No entanto, a ansiedade é uma reação ao Luto extremamente normal e real e precisa ser reconhecida. É também altamente tratável uma vez que é distinguida pelo que é. 

Como vimos acima, o aumento da Ansiedade, é algo comum, mas, caso, ele não desapareça dentro de alguns meses, ou impacte negativamente o decorrer da vida do enlutado, ela precisa ser tratada por um profissional.

A permanência do estado pode, inclusive, se tornar um Transtorno. Por isso, se você conhece alguém com os seguintes sinais, é bom estar atento (a):

Sintomas

Alguns sintomas mais de Transtorno de Ansiedade são:

  • Preocupação excessiva
  • Insônia
  • Cansaço
  • Problemas de concentração
  • Irritabilidade
  • Outros distúrbios do sono

É importante falar que algumas pessoas que passam pelo Luto Complicado também podem ter um Transtorno de Ansiedade recorrente. Para saber mais sobre o assunto clique aqui.

E como ocorre o Tratamento?

Entre as maneiras de tratar o Transtorno de Ansiedade estão ter uma rede de apoio confiável e uma comunidade segura e, claro, procurar a ajuda de um profissional especializado.

Além disso, existem soluções alternativas que podem ajudar (e muito!) no tratamento da ansiedade, veja mais aqui.

Você passa por isso e precisa de ajuda?

Mande uma mensagem para (37) 99139-0013

Siga o Horizontes no Instagram em @horizontes_cuidar

 

Fontes:

https://clairebidwellsmith.com/books/

https://whatsyourgrief.com/anxiety-in-grief/

https://www.psycom.net/anxiety-complicated-grief/

Compartilhar: