Se lidar com a solidão antes de 2020 já era uma tarefa dolorosa, depois da Pandemia se tornou mais complicado ainda.

Todo mundo já sentiu a Solidão. Rodeados de pessoas ou sozinhos em casa em um domingo à tarde, de alguma forma, todos já sentiram falta de ter alguém para conversar.

Da perspectiva evolucionaria, fazer parte de uma comunidade ou grupo, é mais do que apenas ter companhia, é crucial para a nossa sobrevivência. Afinal, foi assim que nossos ancestrais nos trouxeram até aqui. Hoje, na maior parte das vezes, a sensação é temporária, mas para algumas pessoas se sentir só é algo rotineiro e comum. No entanto, OS IMPACTOS DA PANDEMIA mudaram as noções de comunidade para nós. O significado de estar perto foi atualizado e fomos obrigados a nos adaptar.

O isolamento social afeta profundamente o nosso senso de pertencimento e isso vem mostrando consequências para a saúde mental de muitas pessoas ao redor do mundo.

Já são mais de dez meses longe de quem amamos e dos abraços. O toque faz falta, mas a solidão é mais do que o toque.

De acordo com Ashley Hayes, jornalista da CNN, em seu artigo “Solidão: 5 coisas que Você talvez não Saiba”, “a solidão depende de como as pessoas percebem a sua situação social, ao contrário da situação em si.”

Isso quer dizer, que a solidão é uma questão de percepção e conexão. Do contrário do que pensamos, ela não é apenas traço de quem está sozinho.

O impacto da solidão é tão forte no nosso corpo que, um estudo de Naomi Eisenberg, professora de Psicologia Social da Univerdadade da California mostrou que o sentimento consequente de se sentir excluído acessa algumas áreas do cérebro que registram dor física.  

Solidão X Solitude

Solitude também é um estado em que nos encontramos sozinhos. O que a difere da Solidão é o fato de estar só por uma escolha pessoal.

A Solitude está associada, diferente da Solidão, a sentimentos positivos, como descanso, alegria e paz.  é uma situação em que a pessoa não está em contato com outros indivíduos. Esse estado é geralmente decorrente de uma escolha pessoal.

Diferente da solidão, a solitude está associada à sentimentos positivos, à alegria em estar sozinho.

E é possível transformar Solidão em Solitude?

Como já comentamos antes, algumas pessoas tem mais necessidade de estar em grupo do que outras. Indivíduos mais extrovertidos, geralmente, “recarregam suas baterias” em grupo, ao contrário de introvertidos, que precisam se retirar do mundo para que isso aconteça. Ambos são perfeitamente normais.

Mas é importante lembrar que o equilíbrio da vida se encontra no caminho do meio. Nem o isolamento total, nem a necessidade de estar acompanhado, devem ser sempre uma constante na nossa realidade.

Encontrar alegria na própria companhia e abrir espaço para a troca com a comunidade são essenciais para uma vida mais equilibrada e saudável.

E, ao passo em que começamos a entender o papel da solitude na construção da nossa personalidade e trabalhamos o autocuidado, a solidão pode sim ser ressignicada

A boa notícia, é que se a solidão é uma questão de perspectiva e independe do fato de haver pessoas ao redor, podemos trabalhar essa noção de pertencimento.

Tendo uma rede de apoio forte e focando sempre na qualidade de amigos e de troca é possível fazer isso.

Por isso, separamos 5 dicas para te ajudar a lidar com a Solidão. Acesse o @Cuidar.Assistência para ver todas. 

Ame a sua própria companhia, em qualquer lugar e em qualquer circunstancia.  


Fontes: https://edition.cnn.com/2020/02/09/health/loneliness-effects-things-to-know-wellness/index.html

 https://www.significados.com.br/solitude/

Compartilhar: