Sonhar com alguém falecido ou ter pesadelos durante o Luto é mais comum do que você imagina. A matéria do sonho faz com que ele pareça real e ter que reviver nossas dores é muito difícil, por isso, apesar de comum, não é agradável.  Muitas vezes acordamos chorando ou perdemos o sono nesse processo e nos perguntamos se viver essa situação é normal.

Sim, ter pesadelos durante o Luto é completamente normal.  

E, por que isso acontece?

De acordo com o site PsicoOnline, “os sonhos são o reflexo das nossas emoções e da nossa personalidade. Ao descodificá-los podemos nos conhecer melhor. Segundo Carl Jung, fundador da psicologia psicanalítica, o sonho representa simbolicamente a situação do inconsciente atual da pessoa.”

Portanto se passamos por dificuldades mentais, intenso sofrimento, é normal vê-los refletidos em nossos sonhos. É comum sonhar com acontecimentos da vida real, especialmente se eles carregarem grande carga emocional.


A Importância dos sonhos para o Luto

Quando estamos em estado de sono é como se o nosso inconsciente fizesse o trabalho de absorver a dor que estamos vivenciamento em pequenas partes das quais podemos absorver melhor.

A mente faz isso como uma forma de trabalhar a perda e nos orientar.

Então, por mais que seja doloroso reviver uma situação na nossa mente, o objetivo do sonho é sempre positivo para nós.

Não se preocupe!

Além de ser normal ter pesadelos durante o Luto, eles são necessários.

Todos nós precisamos de tempo para aceitar a realidade da perda da presença física de quem amamos e sonhar é uma parte importante do processo.

Os sonhos são uma forma da nossa mente resolver as nossas questões mais profundas. Não importa o quão assustador se pareçam à primeira vista, eles servem sempre para o nosso bem, proteção e autoconhecimento.

Uma dica para lidar com eles é reconhecer, nomear e entender o que se passou no seu sonho. “Trazer para a luz” as mensagens que o seu eu mais profundo está te enviando ao passo que sua mente processa a perda.

Se você tiver um pesadelo e acordar assustado(a) no meio da noite, repita para si mesmo (a) : “A minha mente está apenas criando espaço para isso dentro de mim”. Confie nela.

Você vive isso hoje? Compartilha com a gente a sua história nos comentários.

Siga @horizontes_cuidar para mais dicas.


Fontes: https://refugeingrief.com/2020/11/15/grief-affects-dreams-nightmares/

https://thegrieftoolbox.com/article/nightmares-and-bad-dreams-grief

http://psico-online.net/psicologia/sonhos.htm

Compartilhar: