Prevenção desde a infância e acesso à saúde são palavras-chave para combater a doença que atinge tantas famílias no nosso país.

Dia 4 de Fevereiro é conhecido como o Dia Mundial do Câncer e é mais uma iniciativa para alertar sobre a necessidade da Prevenção no Brasil e no Mundo.

A Prevenção Salva Vidas

Mais de um terço dos tipos de câncer podem ser prevenidos. Isso significa que todos nós podemos reduzir a chance do aparecimento da doença todos os dias.

O Dia Mundial do Câncer é uma campanha que une pessoas, comunidades e países para levantar a bandeira da conscientização e, principalmente, da atitude. Ela foi construída exatamente para ir além de um apensas um dia, com o objetivo de inspirar mudança e contribuir para a ação à longo prazo.

No Combate ao Câncer, cada detalhe faz a diferença e tem cada vez mais impacto quando mais pessoas e comunidades se envolvem na Ação;

O Tema de 2021: “I AM, I WILL”

O tema de 2021, “Eu sou, Eu vou” – em tradução livre representa uma chamada para ação e faz parte da campanha de Conscientização construída para “educar, inspirar e criar ação”.

O objetivo principal é conscientizar as pessoas a se responsabilizarem pela própria saúde com ações diárias que salva vidas à longo prazo.

No Brasil, o INCA lançou a Campanha 21 DIAS de Saúde

De acordo com o livro “O Poder do Hábito”, um indivíduo leva 21 dias para adquirir um novo hábito. Com base nisso, o INCA propôs um desafio de 21 dias para adquirirmos hábitos mais saudáveis focados na prevenção do Câncer.

A Direto Geral do INCA, Ana Cristina, em entrevista para o Jornal Online Primeira Hora, disse que “A estratégia é de se concentrar na crença dos 21 dias para se adquirir o hábito, de cuidar do corpo e trabalhar na prevenção e no controle do câncer”.

A Campanha Nacional, assim como a mundial, reitera a importância de fazer com que as pessoas se apropriem do seu protagonismo no cuidado com a própria saúde.

Para conhecer e participar do desafio acesse aqui!

A Importância da Conscientização e do Acesso à Informação

A Conscientização e o aumento do acesso às informações e conhecimento sobre a doença são uma forma de fazer com que mais pessoas reconheçam os sinais alarmantes, tomem decisões informadas, além de desmistificar os próprios medos e preconceitos sobre a doença.

Quanto mais cedo, melhor. Conhecer o nosso corpo é uma forma de aumentar as chances de detecção mais cedo, o que salva vidas. Inclusive, no caso das crianças.

Redução do Risco

Nem todo tipo de câncer pode ser prevenido, mas alguns podem.

Para isso, escolher a nossa saúde é primordial. Um terço dos tipos de câncer pode ser prevenido, o que significa que o poder da prevenção está em grande parte nas nossas escolhas de optar por hábitos mais saudáveis.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, alguns tipos de câncer podem ser prevenidos através de uma dieta benéfica e rica em nutrientes, atividades físicas e mantendo peso saudável.

Visitar médicos regularmente e fazer exames periódicos para saber como a saúde está, também é muito importante na hora de reconhecer alterações internas no nosso corpo.

Acesse o Guia de Benefícios da Cuidar Assistência para conhecer nossos parceiros e marcar consultas médicas com descontos!

Cuidar da nossa Saúde e da Saúde de quem amamos é, principalmente, nossa responsabilidade.

Siga a Cuidar Assistência em @cuidar.assistencia no Instagram e saiba mais sobre como cuidar da sua Saúde.


Fontes:

https://www.worldcancerday.org/

https://primeirahora.com.br/prevencao-e-palavra-de-ordem-para-o-dia-mundial-do-combate-ao-cancer/

https://www.cancer.org.br/sobre-o-cancer/tipos-de-cancer/estatisticas/

https://www.inca.gov.br/publicacoes/livros/incidencia-mortalidade-e-morbidade-hospitalar-por-cancer-em-criancas-adolescentes

Compartilhar: