Ouvir, sentir e até ver a pessoas que amamos e faleceu é mais comum do que você imagina

Você já sentiu a presença de um ente querido ou amigo que já faleceu? São incontáveis as histórias de quem já passou por isso, vivendo ou não, o processo de Luto. Mas será que é algo normal?

A palavra “normal” não faz parte do vocabulário do luto já que cada indivíduo lida com a morte de uma maneira única. Por outro lado, é certo que nossa mente tenta usar os melhores mecanismos para que possamos superar a dor.

E, de fato, o fenômeno é muito comum.

Em uma pesquisa feita pelos Estados Unidos e o Reino Unido, foi relatado que quase metade das pessoas que perderam alguém amado sentem a sua presença depois do falecimento.

O Psicólogo, Atle Dygrov, também professor do Centro de Psicologia de Crises , (tradução livre) em Bergen, Noruega, conta que não se surpreende com os números. Ele diz que isso é algo que os psicólogos conhecem bem, tanto os que pesquisam sobre o assunto, tanto os que praticam a psicologia em pacientes enlutados.

É mais comum do que imaginamos ter a sensação da presença da pessoa no mesmo cômodo, sentir o cheiro, o calor, ouvir a voz e até ver fisicamente.

Diante do fenômeno muitas pessoas relatam se sentirem confortáveis e em paz, enquanto outras ficam assustados com o surgimento de algo inexplicável.

E como reagir?

O mais importante é entender que não existe nada de errado com você e se assegurar de que ter tais experiências é perfeitamente normal. Pode levar um tempo para você entender o que está acontecendo, mas a paciência é necessária em um momento assim.

Como ajudar pessoas que passam por isso?

Da mesma forma, se alguém que você conhece sente a presença ou vê outra pessoa já falecida você deve dizer que é algo comum ao redor do mundo. Se a pessoa ficar assustada ou triste, você pode sugerir que a pessoa entre em contato conosco.

Para falar com o Horizontes, envia uma mensagem para (31) 99139-0013 ou entre em contato pelo Instagram @horizontes_cuidar


Fontes:

https://www.cruse.org.uk/get-help/about-grief/seeing-hearing-or-sensing-someone-who-has-died

http://wisdom-magazine.com/Article.aspx/1521/

https://sciencenorway.no/forskningno-norway-society--culture/normal-to-feel-presence-of-the-dead/1438254

Compartilhar: